HEGEMONIA E CULTURA: A DIMENSÃO POLÍTICA DA EDUCAÇÃO E A FORMAÇÃO ESCOLAR EM ANTONIO GRAMSCI
DOI:
https://doi.org/10.36311/0102-5864.2013.v50n2.3466Resumo
O objetivo desse trabalho é analisar aspectos da teoria política de Antonio Gramsci, para examinar as concepções de hegemonia e cultura e salientar a dimensão política da educação. A hegemonia tem como apoio principal na cultura. A escola é um dos aparelhos de formação cultural para a consolidação da hegemonia, com perspectivas de formação crítica. O presente artigo examina os limites do sistema escolar para a organização dos trabalhadores.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2013-06-30
Edição
Seção
Crítica Cultural
Licença
Copyright (c) 2013 Revista Novos Rumos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Como Citar
SCHLESENER, Anita Helena. HEGEMONIA E CULTURA: A DIMENSÃO POLÍTICA DA EDUCAÇÃO E A FORMAÇÃO ESCOLAR EM ANTONIO GRAMSCI. Revista Novos Rumos, Marília, SP, v. 50, n. 2, 2013. DOI: 10.36311/0102-5864.2013.v50n2.3466. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/novosrumos/article/view/3466.. Acesso em: 21 nov. 2024.