Novos Rumos
e-ISSN: 0102-5864
Versão OJS 3.4.0.5
atualizado 10/06/2024
Foco e Escopo
A Revista Novos Rumos é uma publicação do Instituto Astrojildo Pereira e da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista, campus Marília. Tem como foco acompanhar, analisar e criticar os fundamentos do tempo presente, mas a partir de um campo cultural e de um ponto de vista teórico e metodológico bem delimitado, que é aquele que tem na obra Karl Marx e no projeto da emancipação humana a sua clara origem e referência. A Revista reúne artigos relacionados aos temas: crítica da economia política; análise crítica do imperialismo; reflexões sobre autores da tradição iniciada por Karl Marx e Friedrich Engels; experiências socialistas do século XX e XXI; mundo do trabalho no Brasil e no Mundo e Crítica Cultural.
A Revista Novos Rumos estará disponível online e seu acesso é gratuito.
Taxas para submissão de textos e outras propostas
Não há taxa de qualquer natureza ao usuário para proposições e edição na Revista Novos Rumos.
Histórico da Revista
A revista Novos Rumos é expressão político cultural do Instituto Astrojildo Pereira desde o início de 1986, quando começou a circular. A revista (assim como o IAP) passou por fases diversas, acompanhando o fluxo do tempo político e cultural, fazendo parte, na sua miudez, da contradição em processo no nosso tempo. Manteve sempre o objetivo de acompanhar, perscrutar e criticar os fundamentos do tempo presente, mas a partir de um campo cultural e de um ponto de vista teórico e metodológico bem delimitado, que é aquele que tem na obra Karl Marx e no projeto da emancipação humana a sua clara origem e referência. Uma rápida consulta às edições publicadas indica como a revista tem se dedicado a apresentar textos teóricos de qualidade, textos que enriquecem o conhecimento da história do marxismo e do movimento operário e revolucionário, textos que esclarecem a necessidade de se afirmar o trabalho como fundamento do ser social do homem, além de artigos de crítica do imperialismo atual, de critica cultural e outras. O mérito principal da qualidade que a revista exibiu na última década, cabe a toda a diretoria do IAP e ao conselho de redação, mas, principalmente e sem dúvida, ao editor Antonio Roberto Bertelli, que, em outro papel, continuará a colaborar com a revista.
O Instituto Astrojildo Pereira, por sua vez, além da revista Novos Rumos, em especial depois de 1992, tem-se esmerado na recuperação e preservação da memória histórica do movimento operário e das esquerdas. Esse esforço redundou em profícua associação com o CEDEM - Centro de Documentação e Memória da UNESP, que hoje é o depositário do Arquivo Histórico do Movimento Operário Brasileiro do IAP, importante fonte de pesquisa sobre esse tema.
Depois de mais de duas décadas de circulação, a revista Novos Rumos adentra em nova fase, produto da constatação da convergência de ações do Instituto Astrojildo Pereira, do Grupo de Pesquisa “Cultura e Política do Mundo do Trabalho” e de algumas linhas de pesquisa centradas no tema essencial do trabalho, que estão presentes na UNESP. Assim, a partir deste número que reinaugura sua circulação, a revista Novos Rumos passa a ser expressão, como sempre, do IAP, mas agora também do GP Cultura e Política do Mundo do Trabalho e de linha de pesquisa existente na Faculdade de Filosofia e Ciências, dedicada aos estudos sobre As determinações do trabalho: sociabilidade, política e cultura, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais. A decorrência dessa parceria entre a UNESP-FFC e o IAP, entre outras mudanças, redundou em ampla alteração nos conselhos de redação e editorial da publicação, que assume um perfil intelectual e cultural ainda mais altamente qualificado e de dimensão nacional (e internacional). Aspecto presente desde as origens da publicação, a inserção internacional da Novos Rumos faz parte de uma exigência que seus editores sempre consideraram fundamental para o amplo debate teórico, histórico e cultural, o que trouxe às suas páginas contribuições de autores contemporâneos de ponta, além da imprescindível presença de autores clássicos das ciências sociais e políticas.
Condições de Submissão
Para que a proposição seja aceita, o primeiro passo consiste em verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. Os autores e/ou coautores deverão excluir seu nome ou qualquer referência a ele de todo o corpo do texto a ser submetido, substituindo-o por “Autor”.
- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
- O artigo contém ao menos um dos membros com título de Doutor.
- O artigo está redigido em língua portuguesa ou espanhola.
- O número máximo de três autores em um artigo. A exceção é aberta para pesquisas que ultrapassem esse número, mediante justificativa aos editores.
- Todos os autores e/ou coautores devem ter cadastro no ORCID (https://orcid.org)
- O arquivo deve ser submetido em extensão .DOC em folha formato A4.
- O artigo deve ter a extensão máxima de 45 mil caracteres com espaços (incluindo referências).
- Margem superior e esquerda de 3 cm; margem inferior e direita de 2,5 cm.
- O arquivo deve conter obrigatoriamente: título, resumos, palavras- chave, corpo do texto e referências.
- Palavras em língua estrangeira devem ser grafadas em itálico.
- Título e subtítulo do texto: Times New Roman, tamanho 14, caixa alta, alinhamento centralizado, espaçamento entre linhas 1,15.
- Título, subtítulo e resumo devem ser redigidos em português, inglês e espanhol ou italiano.
As submissões que não estiverem de acordo com as normas acima serão devolvidas aos autores.