UMA REFLEXÃO SOBRE A CIÊNCIA E OS DESASTRES AMBIENTAIS À LUZ DA ÉTICA DE HANS JONAS

Autores

  • Raimunda Diva de Vasconcelos Ribeiro Doutora em Filosofia e Professora PNPD/CAPES do Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal do Piauí (UFPI)
  • José Machado Moita Moita Neto Doutor em Química e Professor Titular do Departamento de Química da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-8900.2016.v8.n18.17.p223

Palavras-chave:

Ciência, Técnica, Problemas ambientais, Ética jonasiana

Resumo

O objetivo deste artigo consiste em analisar as consequências que a ciência e a técnica, separadas da ética, trazem ao homem e à natureza. O trabalho inicia com uma contextualização, seguida de uma breve revisão bibliográfica sobre a ciência para dar sustentação ao estudo, no tocante à postura do homem contemporâneo em relação ao meio ambiente. Logo após, uma questão filosófica, em particular, o ethos científico, é analisada na visão de Hans Jonas, a saber, como o fortalecimento da relação entre ciência e ética pode contribuir para que haja uma vida harmoniosa entre o homem e a natureza. Por fim, o artigo conclui que o estabelecimento da relação ciência e ética propicia condições para evitar o uso inadequado dos inventos da ciência aplicados ao homem e ao meio ambiente.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ASIMOV, I. Asimov's new guide to science. Gra-Bretanha: Penguin UK, 1987.

FORMAN, P. The primacy of Science in modernity, of technology in postmodernity and of ideology in the history of technology. History and technology, 2007, 23 (1-2), pp. 1-152.

HOTTOIS, G. La technoscience, de l’origine. Du mot à son usage actual.In: GOFFI, J. Y. (Ed.), Regards sur lês technosciences. Paris: Vrin, 2006.

JONAS, H. Technique, morale et génie génétique. Communio. Tome IX, n. 6, nov – dec 1984, Biologie et Morale, pp. 46-65

______. O princípio responsabilidade: ensaio de uma ética para a civilização tecnológica. Tradução de Marijane Lisboa e Luiz Barros Montez. Rio de Janeiro: Contraponto, 2006.

______. Técnica, medicina e ética: sobre a prática do princípio responsabilidade. Tradução do grupo de trabalho Hans Jonas ANPOF. São Paulo: Paulus, 2013. –(Coleção Ethos)

LATOUR, B. Morality and technology: the end of the means. Theory, Culture & Society, 2002. 19(5/6), 247–260.

LEFF, E. Racionalidade ambiental: a reapropriação social da natureza. Trad. Luis Carlos Cabral. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.

OLIVEIRA, M.A. de (Org). Correntes da ética contemporânea. Petrópolis: Vozes, 2001.

Downloads

Publicado

2018-03-14

Edição

Seção

Artigos