EDUCAÇÃO E FILOSOFIA NA ERA DA (des)INFORMAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.36311/1984-8900.2018.v10n24.10.p145Keywords:
Ensino de filosofia, Michel Serres, Oficina de conceitos, Novas Tecnologias de Comunicação e Informação, Ensino MédioAbstract
Duas novidades ocorridas já nos anos 2000 possuem entre si uma relação intrínseca que será investigada no presente trabalho. Trata-se, primeiro, da emergência de uma nova geração de crianças e adolescentes denominadas por Michel Serres de Polegarzinhos, que tem como principal característica o uso frequente e quase orgânico de tablets, smartphones e outras NTICs (novas tecnologias de comunicação e informação). A segunda novidade, um pouco menos teórica e sociológica, refere-se à recente inclusão do ensino de filosofia como disciplina obrigatória nos três anos do Ensino Médio no Brasil. O que une essas duas novidades é o fato de que os Polegarzinhos são justamente o público contemplado pela mudança no currículo da educação básica no país. Como se dá a relação dessa geração com o estudo da filosofia? A fim de responder a questão abordaremos a prática pedagógica a partir do viés da “oficina de conceitos” proposto por Silvio Gallo.
Downloads
References
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Disponível em: basenacionalcomum.mec.gov.br/wpcontent/uploads/2018/04/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site.pdf. Último acesso em 15 de julho de 2018a.
_____. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/cienciah.pdf. Último acesso em 15 de julho de 2018b.
DELEUZE, G.; PARNET, C. O abecedário de Gilles Deleuze. Disponível em: stoa.usp.br/prodsubjeduc/files/262/1015/Abecedario+G.+Deleuze.pdf. Último acesso em 20 de julho de 2018.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. O que é a filosofia? Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.
GALLO, Sílvio. Metodologia do ensino de filosofia: uma didática para o ensino médio. Campinas: Papirus Editora, 2012.
LE BRETON, D. Adeus ao Corpo: Antropologia e sociedade. Campinas: Papirus Editora, 2009.
LÉVY, P. O que é o virtual? Tradução de Paulo Neves. São Paulo: Ed. 34, 1996.
MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
SERRES, M. Atlas. Tradução de João Paz. Lisboa: Instituto Piaget, 1997.
______. Hominescências: o começo de uma outra humanidade?. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.
______. Petite Poucette. Paris: Éditions Le Pommier, 2012.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.