Submissão

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

Critérios Gerais para Aceitação de Textos Submetidos à Publicação

JHGD reserva-se os direitos autorais de seu conteúdo. Os textos submetidos e disquetes deverão ser enviados acompanhados de carta na qual os autores renunciam aos direitos autorais em favor da Revista.

As opiniões expressas pelos autores pertencem a eles e não refletem necessariamente a opinião do Conselho Editorial da Revista.

Todos os artigos publicados no Journal of Human Growth and Development (0104-1282 / 2175-3598) são publicados em acesso aberto completo.

A fim de fornecer acesso gratuito aos leitores e cobrir os custos de revisão por pares, edição de texto, composição, tradução,revisão, arquivamento de longo prazo e gerenciamento de periódicos, há uma taxa de processamento de artigos (APC $1000 USD- $1000 dólares americanos; Valor de referencia para o câmbio nacional) aplica-se aos artigos aceitos após revisão por pares.

Os artigos serão selecionados de acordo com os seguintes critérios: solidez científica, originalidade, atualidade, oportunidade de informação e adequação às normas de publicação da Revista. Após a seleção inicial, realizada pelo editor, o material será enviado a dois membros do Conselho Editorial. No prazo de 30 a 90 dias, devem opinar sobre a acessibilidade para publicação ou não. Esta opinião será expressa da seguinte forma:

 

  1. a) Aceito para publicação: o artigo será publicado em um dos próximos números da Revista, obedecendo a um critério cronológico (data em que o artigo foi aprovado pela Revista) e um critério de paginação.
  2. b) Aceitação Condicional: um ou mais membros do Conselho Editorial sugerem modificações para que o artigo se enquadre nas normas da Revista, ou fazem sugestões visando um melhor entendimento do texto. Nesse caso, o original é devolvido ao autor juntamente com as recomendações.
  3. c) Rejeitados: nesta hipótese, os originais serão devolvidos ao autor, sendo explicados os motivos da recusa.

*Manuscritos submetidos para apreciação do periódico são avaliados e verificados por meio do software de verificação de plágio turnitin, Plagius e Copyspyder.

Normas para a Elaboração de Artigos:

O conteúdo do JHGD pode incluir: Editorial; Pesquisa original e comentários atuais; Opiniões e / ou Revisões Bibliográficas; Estudos de caso; Relato de Experiência; Resenhas ou Resumos de Dissertações. Os Editoriais, que refletem as posições da Revista, serão redigidos pelo Editor ou pelos membros do Conselho Editorial.

Diretrizes e Avaliação por pares
Os manuscritos submetidos ao Journal of Human Growth and Development passam por uma avaliação preliminar dos Editores que analisam a adequação dos trabalhos segundo a linha editorial do periódico, a adequação ao escopo, aspectos como contribuição e ineditismo da produção intelectual. Após esta etapa, as submissões que passaram pelo processo de verificação editorial são enviadas para avaliadores ad hoc especializados na temática apresentada, são solicitados no mínimo duas análises de especialistas que serão subsídio aos editores, quando necessário é solicitado uma terceira análise de um parecerista em caso de conflito nas avaliações. O sistema de revisão e avaliação tem por princípio a análise é duplo cego (Double Blind Review): os nomes dos/as pareceristas permanecerão em sigilo, omitindo-se também os nomes dos/as autores/as perante os/as pareceristas.

Preparação de Manuscritos:

Os textos submetidos à publicação devem limitar o seu número de páginas digitadas de acordo com os seguintes parâmetros máximos, tabelas e gráficos incluídos: Pesquisa Original e Comentários Atuais: 25 páginas; Opiniões e revisões bibliográficas: 10 páginas; Estudos de caso e relatos de experiência: 8 páginas; Resenhas e resumos: 3 páginas.

 

(use este modelo para envio)

 

Template

 

Página de rosto (esta página deve ser incluída no arquivo principal):

Deve conter: a) Título do artigo, que deve ser conciso e completo, descrevendo o assunto com termos que possam ser adequadamente indexados pelos serviços de recuperação de informação. Deve ser apresentada a tradução do título para o inglês; b) Nome completo de cada autor; c) A instituição a que cada autor está filiado, juntamente com o respetivo endereço; d) Nome do Departamento e Instituição em que a pesquisa foi realizada; e) Indicação do autor que será responsável pela correspondência, com endereço, telefone, fax e correio eletrônico; f) Se a pesquisa foi financiada, indicar o nome da agência financiadora e o número do processo; g) Se o trabalho tiver sido baseado em dissertação, indicar o título, ano e instituição a que foi submetido; h) Caso o trabalho tenha sido apresentado em reunião científica, indicar o nome do evento, local e data.

Resumos e descritores:

Os artigos devem ter um resumo em português e outro em inglês contendo no máximo 250 palavras. Quando o texto for redigido em espanhol, também deverá ser fornecido um resumo neste idioma. As recomendações da UNESCO devem ser seguidas no sentido de que o artigo deve conter informações referentes a: objetivos, procedimentos básicos, resultados mais importantes e principais conclusões. Novos aspectos devem ser destacados, bem como aqueles que merecem destaque. Devem ser indicados até seis descritores em português e em inglês, extraídos do vocabulário - Descritores em Ciência da Saúde - DeCS (http://decs.bvs.br/). Caso os autores não encontrem, neste vocabulário, descritores que representem o tema do manuscrito, podem indicar termos ou expressões extraídas do próprio texto.

Estrutura do texto:
Os Artigos de Pesquisa podem ser organizados de acordo com a estrutura formal: Introdução, Métodos, Resultados, Discussão e Conclusões. Outros tipos de artigos, como Resenhas, Comentários Atuais, Notas, Estudos de Caso e Relatos de Experiência, podem seguir outros formatos para organizar o conteúdo. A coerência entre conteúdo e apresentação será verificada em todos os artigos. Cada parte da estrutura formal do artigo de pesquisa deve conter as seguintes informações: Introdução: apresentação e discussão do problema à luz de bibliografia pertinente e atualizada, sem a intenção de incluir uma revisão extensa do assunto. Deve conter o objetivo, no qual o autor enuncia o objeto de pesquisa e justifica sua elaboração e significação. Não devem ser incluídos dados ou conclusões do trabalho que está sendo apresentado. Método: descrição dos procedimentos. Devem ser apresentadas as variáveis ??de pesquisa, com as respectivas definições, quando necessário, e categorização. As hipóteses científicas e estatísticas devem ser apresentadas. A população e a amostra devem ser determinadas, e os instrumentos de medida descritos, apresentando, se possível, provas de validade e confiabilidade. O artigo deve conter informações sobre coleta e processamento de dados. Os métodos e técnicas utilizados, incluindo os métodos estatísticos, devem ser baseados em artigos científicos. Modificações de métodos e técnicas introduzidas pelos autores, ou mesmo comentários sobre métodos e técnicas que foram publicados mas não são amplamente conhecidos, devem ser descritos de forma adequada. Resultados: devem ser apresentados em seqüência lógica no texto, tabelas e figuras. O texto não deve repetir todos os dados exibidos nas tabelas e figuras; apenas as observações mais importantes devem ser destacadas, com pouca interpretação pessoal. Sempre que necessário, os dados numéricos devem ser submetidos à análise estatística. Discussão: deve focar nos dados obtidos e nos resultados alcançados, e deve enfatizar os aspectos novos e importantes que foram observados, discutindo se são semelhantes ou diferentes de outros achados já publicados. Não devem ser incluídos argumentos e provas divulgados em apresentações pessoais ou em documentos de caráter restrito. Tanto as limitações do artigo quanto as implicações para pesquisas futuras devem ser esclarecidas. Hipóteses e generalizações que não foram baseadas nos dados do artigo devem ser evitadas. As conclusões apoiadas pela discussão e interpretação podem ser incluídas nesta seção. Nesse caso, não há necessidade de repeti-los em outra seção. Conclusões: deverá ser apresentado o conjunto das conclusões mais importantes, retomando os objetivos do trabalho. Podem ser apresentadas propostas que visem contribuir na busca de soluções para os problemas detectados ou outras sugestões necessárias.

Reconhecimentos:
devem ser breves, objetivos e direcionados a pessoas ou instituições que contribuíram substancialmente para a elaboração do artigo.

Referências:
a) O JHGD adota os Requisitos Uniformes de Vancouver, disponíveis em http://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html.
b) As referências devem estar dispostas numericamente, seguindo a ordem em que foram citadas no texto.
c) Se mais de seis autores colaboraram em uma publicação, todos são citados até o sexto autor, seguido da expressão latina et al.
d) Os títulos dos periódicos devem ser indicados de forma abreviada, de acordo com o Index Medicus.
e) Apresentações pessoais, pesquisas inéditas ou em andamento podem ser citadas quando absolutamente necessário, mas não devem ser incluídas na lista de Referências. Devem ser indicados no texto ou em nota de rodapé.
f) Publicações não convencionais de acesso restrito podem ser citadas desde que os autores indiquem ao leitor onde encontrá-las.
g) A exatidão das referências é de responsabilidade dos autores.

Exemplos:
Livro
Rogoff B. A Natureza Cultural do Desenvolvimento Humano. Porto Alegre: Artmed; 2005.
Capítulo em um livro
Phillips SJ, Whiosnant JP. Hipertensão e derrame. In: Laragh JH, Brenner BM, editores. Hipertensão: fisiopatologia, diagnóstico e manejo. 2ª ed. Nova York: Raven Press; 1995. p. 465-78.
Artigo em um jornal
Martell R. Novos poderes de prescrição discutidos para 10.000 enfermeiras. Nurs Times. 2000; 96 (44): 7-15.
Artigo da Conferência
Sawara BB. A liberdade criativa no processo de participação política na era da globalização [resumo]. In: Anais do 2º Seminário Nacional sobre Comportamento Político; 16 a 20 de novembro de 1995; Florianópolis, Brasil. Florianópolis: UFSC; 1995. p. 20
Tese e Dissertação
Santos AO. Representações sociais da saúde e doença no Candomblé Jejê-Nagô do Brasil [tese]. São Paulo: Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo; 1999.
Material Eletrônico
London AJ. Justiça e a abordagem de desenvolvimento humano para a pesquisa internacional. Hastings Cent Rep [jornal online]. Jan / Fev 2005 [citado em 5 de junho de 2005]; 35 (1): 24-37. Disponível em: http://vnweb.hwwilsonweb.com /hww/results/external_link_maincontentframe.jhtml?_DARGS=/hww/results/results_common.jhtml.8.

Embora as referências sejam numericamente indicadas, as citações no texto, tabelas, figuras e notas de rodapé podem indicar o nome do autor e ano de publicação (quando houver mais de dois autores, cite o primeiro, seguido da expressão -et al.-) . Exemplo: Embora a vacinação BCG oral seja defendida por muitos autores, outros não estão tão entusiasmados com sua administração (Rosen7, 1958).

Tabelas:

As tabelas são digitadas em espaço duplo e apresentadas no texto principal, numeradas consecutivamente com algarismos arábicos na ordem em que são citadas. Devem ter um título acima deles, e os mesmos dados não devem se repetir nos gráficos. Devem ser montados conforme orientação apresentada em: -IBGE. Normas de apresentação tabular. Rio de Janeiro; 1993. Linhas verticais ou inclinadas devem ser evitadas. As notas de rodapé referentes às tabelas devem ser restritas ao menor número possível. O número máximo de tabelas por artigo é 10. Acima deste número, o gasto adicional será de responsabilidade dos autores. Tabelas muito grandes, mesmo que contenham dados importantes, podem não ser aceitas. Nesse caso, a possibilidade de disponibilizar os dados para o leitor deve ser informada em nota de rodapé. Se houver tabelas extraídas de trabalhos publicados, os autores devem ter permissão por escrito para reproduzi-las, e essa autorização deve ser enviada à Revista juntamente com os manuscritos submetidos à publicação.

Figuras:

As ilustrações (fotos, desenhos, gráficos, etc.) devem ser numeradas consecutivamente em algarismos arábicos na ordem em que aparecem no texto. Devem ser indicados como Figuras, e devem ser identificados no interior do texto por meio do número e título abreviado do trabalho. As legendas devem ser apresentadas. As ilustrações devem ser claras o suficiente para permitir sua reprodução em placas de 13 cm (largura da página). Caso existam figuras extraídas de outras obras publicadas anteriormente, os autores deverão ter autorização por escrito para reproduzi-las, exceto para documentos de domínio público. Esta autorização deve ser enviada à Revista juntamente com os manuscritos submetidos à publicação.

Abreviações:
O formulário padronizado deve ser usado. Quando não padronizado, devem ser precedidos do nome completo, quando citados pela primeira vez. Quando aparecem em tabelas ou figuras, seu significado deve ser explicado quando for desconhecido.

Abreviaturas não devem ser usadas no título e no resumo do artigo submetido

Ética e consentimento

Aprovação ética

O estudo envolvendo seres humanos, material humano ou dados humanos deve ter sido realizado de acordo com a Declaração de Helsinque e deve ter sido aprovado por um comitê de ética apropriado. Uma declaração detalhando isso, incluindo o nome do comitê de ética e o número de referência quando apropriado, deve aparecer em todos os manuscritos relatando tal estudo. Se um estudo recebeu isenção de exigir aprovação de ética, isso também deve ser detalhado no manuscrito (incluindo o nome do comitê de ética que concedeu a isenção). Informações adicionais e documentação para apoiar isso devem ser disponibilizadas ao Editor mediante solicitação. Os manuscritos podem ser rejeitados se o Editor considerar que o estudo não foi realizado dentro de uma estrutura ética apropriada. Em casos raros, o Editor pode entrar em contato com o comitê de ética para obter informações adicionais.

Consentimento para participar

Para todos os estudos envolvendo seres humanos, o consentimento informado para participar do estudo deve ser obtido dos participantes (ou de seus pais ou responsável legal no caso de crianças menores de 16 anos) e uma declaração a esse respeito deve aparecer no manuscrito.

Estudo envolvendo animais

O estudo experimental em vertebrados ou quaisquer invertebrados regulamentados deve estar de acordo com as diretrizes institucionais, nacionais ou internacionais e, quando disponível, deve ter sido aprovado por um comitê de ética apropriado. A Declaração de Basileia descreve os princípios fundamentais a serem seguidos ao conduzir estudos em animais e o Conselho Internacional para Ciência de Animais de Laboratório (ICLAS) também publicou diretrizes éticas.

Uma declaração detalhando a conformidade com as diretrizes relevantes (por exemplo, a Animals (Scientific Procedures) Act 1986 revisada no Reino Unido e a Diretiva 2010/63 / EU na Europa) e / ou aprovação ética (incluindo o nome do comitê de ética e o número de referência quando apropriado ) deve ser incluído no manuscrito. Se um estudo recebeu isenção de exigir aprovação ética, isso também deve ser detalhado no manuscrito (incluindo o nome do comitê de ética que concedeu a isenção e as razões para a isenção). O Editor levará em consideração as questões de bem-estar animal e reserva-se o direito de rejeitar um manuscrito, especialmente se o estudo envolver protocolos que sejam inconsistentes com as normas comumente aceitas de estudo animal. Em casos raros, o Editor pode entrar em contato com o comitê de ética para obter informações adicionais.

Para estudos experimentais envolvendo animais de propriedade do cliente, os autores também devem documentar o consentimento informado do cliente ou proprietário e a adesão a um alto padrão (melhores práticas) de cuidados veterinários.

Os estudos de campo e outros estudos não experimentais em animais devem estar de acordo com as diretrizes institucionais, nacionais ou internacionais e, quando disponíveis, devem ter sido aprovados por um comitê de ética apropriado. Uma declaração detalhando a conformidade com as diretrizes relevantes e / ou permissões ou licenças apropriadas deve ser incluída no manuscrito. Recomendamos que os autores cumpram a Convenção sobre o Comércio de Espécies Ameaçadas de Fauna e Flora Selvagens e a Declaração de Política da IUCN sobre Estudos Envolvendo Espécies em Risco de Extinção.

Estudo envolvendo plantas

O estudo experimental em plantas (cultivadas ou silvestres), incluindo a coleta de material vegetal, deve obedecer às diretrizes institucionais, nacionais ou internacionais. Os estudos de campo devem ser conduzidos de acordo com a legislação local, e o manuscrito deve incluir uma declaração especificando as permissões e / ou licenças apropriadas. Recomendamos que os autores cumpram a Convenção sobre o Comércio de Espécies da Fauna e Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção.

As amostras de voucher devem ser depositadas em um herbário público ou outra coleção pública que forneça acesso ao material depositado. As informações sobre o modelo do voucher e quem o identificou devem ser incluídas no manuscrito.

Consentimento para publicação

Para todos os manuscritos que incluem detalhes, imagens ou vídeos relacionados a participantes individuais, o consentimento informado por escrito para a publicação destes deve ser obtido dos participantes (ou de seus pais ou responsável legal no caso de crianças menores de 16 anos) e uma declaração a este efeito deve aparecer no manuscrito. Se o participante faleceu, o consentimento para a publicação deve ser obtido junto aos parentes mais próximos do participante. Os autores podem usar o formulário de consentimento para obter consentimento para publicação do (s) participante (s), ou um formulário de consentimento de sua própria instituição ou região, se preferirem. Esta documentação deverá ser disponibilizada ao Editor, caso solicitada, e será tratada de forma confidencial. Nos casos em que as imagens são totalmente não identificáveis ??e não há detalhes sobre os indivíduos relatados no manuscrito, o consentimento para a publicação das imagens não pode ser solicitado. A decisão final sobre se o consentimento para publicar é solicitado cabe ao Editor.

Conflito de Interesses:

O que é interesse conflitante: Existe quando a interpretação dos dados ou a apresentação das informações podem ser influenciadas por seu relacionamento pessoal ou financeiro com outras pessoas ou organizações. Os autores devem divulgar quaisquer interesses financeiros concorrentes; eles também devem revelar quaisquer interesses conflitantes não financeiros que possam causar constrangimento caso se tornem públicos após a publicação do manuscrito.

Os autores devem preencher uma declaração de interesses conflitantes. Todos os interesses conflitantes declarados serão listados no final dos artigos publicados. Quando um autor não fornece interesses conflitantes, a lista irá ler "O (s) autor (es) declaram que não têm interesses conflitantes".

Ao preencher sua declaração, considere as seguintes questões:

Interesses financeiros concorrentes

Nos últimos três anos, você recebeu reembolsos, taxas, fundos ou salários de uma organização que pode de alguma forma ganhar ou perder financeiramente com a publicação deste manuscrito, agora ou no futuro? Essa organização está financiando este manuscrito (incluindo a taxa de processamento do artigo)? Em caso afirmativo, especifique.
Você possui ações ou ações em uma organização que pode de alguma forma ganhar ou perder financeiramente com a publicação deste manuscrito, agora ou no futuro? Em caso afirmativo, especifique.
Você é titular ou está solicitando patentes relacionadas ao conteúdo do manuscrito? Você recebeu reembolsos, taxas, financiamento ou salário de uma organização que possui ou solicitou patentes relacionadas ao conteúdo do manuscrito? Em caso afirmativo, especifique.
Você tem outros interesses financeiros concorrentes? Em caso afirmativo, especifique.
Interesses concorrentes não financeiros

Existe algum interesse não financeiro conflitante (político, pessoal, religioso, ideológico, acadêmico, intelectual, comercial ou outro) a declarar em relação a este manuscrito? Em caso afirmativo, especifique.

No caso, se você não tiver certeza se você ou um de seus co-autores tem um interesse conflitante, discuta isso com o conselho editorial. ”

Encontre aqui: http://submission-pepsic.scielo.br/index.php/rbcdh/about/submissions#onlineSubmissions 

Condições para submissão

Todas as submissões devem atender aos seguintes requisitos.

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Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.