As práticas de letramento de crianças e adolescentes da biblioteca comunitária amigos da leitura
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2019.v20n2.03.p25Palavras-chave:
Mediações de leitura, Biblioteca comunitária, LiteraturaResumo
Neste artigo objetivamos analisar as práticas de mediação de leitura realizadas em uma biblioteca comunitária, investigando as estratégias de formação de leitores desenvolvidas. A Metodologia constou de um mapeamento das atividades de mediação de leitura realizadas na biblioteca, observações sistemáticas e entrevistas com mediadores de leitura e gestor da biblioteca. Diferentes atividades eram desenvolvidas na biblioteca: organização da biblioteca e planejamento das atividades; atividades que promovem a leitura de textos literários; outras atividades que não envolvem leitura de obras literárias. A principal ação identificada foi a de mediação de leitura, que consiste na participação e envolvimento da comunidade nas ações realizadas pela biblioteca de maneira criativa e prazerosa.
Recebido em: 25/04/2019
Aceito em: 18/07/2019
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