As práticas de letramento de crianças e adolescentes da biblioteca comunitária amigos da leitura
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2019.v20n2.03.p25Palabras clave:
Mediações de leitura, Biblioteca comunitária, LiteraturaResumen
Neste artigo objetivamos analisar as práticas de mediação de leitura realizadas em uma biblioteca comunitária, investigando as estratégias de formação de leitores desenvolvidas. A Metodologia constou de um mapeamento das atividades de mediação de leitura realizadas na biblioteca, observações sistemáticas e entrevistas com mediadores de leitura e gestor da biblioteca. Diferentes atividades eram desenvolvidas na biblioteca: organização da biblioteca e planejamento das atividades; atividades que promovem a leitura de textos literários; outras atividades que não envolvem leitura de obras literárias. A principal ação identificada foi a de mediação de leitura, que consiste na participação e envolvimento da comunidade nas ações realizadas pela biblioteca de maneira criativa e prazerosa.
Recebido em: 25/04/2019
Aceito em: 18/07/2019
Descargas
Referencias
BRIAN, V. Street. Perspectivas interculturais sobre o letramento. Revista de Filologia e Linguística Portuguesa da Universidade de São Paulo. São Paulo, n. 8, p. 465-488, 2007.
BRITTO, Luiz Percival Leme. Ao Revés do avesso-Leitura e formação. São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2015.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2009.
COSSON, Rildo. Círculos de Leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2014.
GAUTHIER, Clermont et al. Por uma Teoria da Pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí, RS: Ed. UNIJUÍ, 1998.
KLEIMAN, Ângela B. Os Significados do letramento uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. São Paulo: Mercado das Letras, 1995.
KLEIMAN, Ângela. Leitura, ensino e pesquisa. Campinas, São Paulo: Pontes, 2008.
LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo: Educação em ação. São Paulo: Editora Ática, 1993.
MACHADO, Elisa Campos. Uma Discussão acerca do conceito de biblioteca comunitária. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 7, n. 1, p. 80-94, jul./dez. 2009-ISSN: 1678-765 X.
MACHADO, Elisa Campos. Identidade cultural de Heliópolis: biblioteca comunitária. Informação & Sociedade: Estudos. João Pessoa, v. 15, n. 2, p. 113-125, jul./dez. 2005.
MONTENEGRO, Sandra. A práxis educativa amorosa no discurso de Paulo Freire. In: JOFILI, Zélia e GOMES, Fatima (orgs.) Paulo Freire: diálogo e práticas educativas. Recife: Ed. Bagaco, 2012.
PAULINO, Graça; COSSON, Rildo. Letramento literário: para viver a literatura dentro e fora da escola, In: Escola e leitura/velha crise novas alternativas. Coleção Leitura e Formação. São Paulo: Editora Atlas, 2009.
RIBEIRO, Jonas. Colcha de leituras: unindo amores, alinhavando leitores. São Paulo. Ed. Elementar, 2009.
ROSA, Ester Calland; DUBEUX, Maria Helena Santos. Abriu-se a biblioteca. Mitos, rimas, imagens, monstros, gente e bichos. In: Literatura na escola e na comunidade. Recife. Ed. Universitária, 2015.
ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola, 2009.
SILVA, Márcia Regina. Leitura: mediação e mediador. Biblioteca Escolar em Revista, Ribeirão Preto, v. 1, n. 1, p. 74-78, 2012.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo horizonte: Ed. Autêntica, 2012.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leitura. 6a edição. Porto Alegre: Editora Artmed, 1988.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23 edição. São Paulo: Cortez, 2007.
Leituras em Elos: o prazer em ler com crianças e adolescentes. Instituto CeA. Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio, CIESP, 2009.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.