Era uma vez...

técnicas de contação de histórias como estratégias metodológicas no processo ensino-aprendizagem

Autores

  • Denise Stefanoni Combinato Departamento de Humanidades/ITA
  • Ana Dair Moraes Ortiz Endrizzi Univesp
  • Deborah Caroline Ramos Bahiense Univesp
  • Gislaine Aparecida dos Reis Univesp

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2022.v23n1.p217

Palavras-chave:

Educação. Metodologias de ensino. Contação de histórias.

Resumo

Novas estratégias de ensino são necessárias, especialmente, diante de um cenário de pandemia, quando alguns alunos manifestam comportamentos de desinteresse, baixa concentração e atenção durante as aulas, dificultando a aprendizagem. A contação de histórias, uma arte milenar, aproxima as pessoas, despertando afetos, imaginação e encantamento. Diante dessa potencialidade, foi planejada e desenvolvida uma oficina sobre técnicas de contação de histórias a professores de uma escola estadual de ensino médio integral, a fim de que eles pudessem se apropriar dessas técnicas e, assim, mobilizar a atenção e o afeto dos alunos, ampliando as possibilidades de aprendizagem. Os professores avaliaram positivamente a oficina, considerando-a uma oportunidade de aprendizado e reflexão sobre a atividade docente. Todos afirmaram que pretendem utilizar o aprendizado obtido nas suas aulas. Espera-se, de fato, auxiliar os docentes no incremento do arsenal pedagógico e, consequentemente, no processo ensino-aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise Stefanoni Combinato, Departamento de Humanidades/ITA

Graduada em Psicologia (Unesp/Bauru), com doutorado em Saúde Coletiva (Unesp/Botucatu) e pós-doutorado em Bioética. Desenvolve projetos de ensino, pesquisa e extensão envolvendo psicologia da arte, bioética narrativa, morte e luto.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2927386243095297

Ana Dair Moraes Ortiz Endrizzi, Univesp

Bacharel em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela Universidade do Vale do Paraíba e
graduanda em Letras pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo - UNIVESP. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6178990083856217

Deborah Caroline Ramos Bahiense, Univesp

Graduanda em Pedagogia da Universidade Virtual do Estado de São Paulo - UNIVESP.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6617235015433055

Gislaine Aparecida dos Reis, Univesp

Graduada em Farmácia-Bioquímica pela Univ. Fed. Alfenas, pós-graduada em Administração de Empresas
pela Fund. A. Álvares Penteado e graduanda em Letras pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo -
UNIVESP.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0634562818922024

Referências

ABRAMOVICH, F. Literatura infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1997.

ALMEIDA, L. P. A experiência total da leitura literária. Arquivos Brasileiros de Psicologia, v. 66, n. 2, p. 143-158, 2014. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-52672014000200011. Acesso em: 15 nov. 2021.

ALVES, R. Entre a ciência e a sapiência: o dilema da educação. São Paulo: Loyola, 2006.

CAFÉ, Â. B. Princípios e fundamentos para o contador de histórias aprendiz. Lisboa/Portugal: Lisbon Internacional Press, 2020.

COUTO, M. O beijo da palavrinha. Rio de Janeiro: Língua Geral, 2006.

FLEITH, D. de S. Criatividade: novos conceitos e ideias, aplicabilidade à educação. Revista Educação Especial, Santa Maria, n. 17, p. 55-61, 2001. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5229. Acesso em: 15 nov. 2021.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 6. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

LEITE, S. A. da S. Afetividade nas práticas pedagógicas. Temas em Psicologia, v. 20, n. 2, p. 355-368, 2012. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/tp/v20n2/v20n2a06.pdf. Acesso em: 02 mar. 2022.

MATOS, G. A. Nas asas da poesia: contação de histórias como linguagem artística. In: MEDEIROS, F. H. N.; MORAES, T. M. R. Contação de histórias: tradição, poéticas e interfaces. São Paulo: SESC, 2015. p. 202-212.

MORGADO, J. Qualidade na educação: um desafio para os professores. Lisboa: Presença, 2004.

NÓVOA, A. Desafios do trabalho do professor no mundo contemporâneo. São Paulo, SNPRO-SP, 2007. Disponível em: https://www.sinprosp.org.br/arquivos/novoa/livreto_novoa.pdf. Acesso em: 10 out. 2021.

OTTE, M. W.; KOVÁCS, A. M. A magia de contar histórias. 2002. Instituto Catarinense de Pós-Graduação. Disponível em: https://fdocumentos.tips/reader/full/a-magia-de-contar-historias. Acesso em: 06 set. 2021.

PACHECO, J. A.; FLORES, M. A. Formação e avaliação de professores. Porto: Porto Editora, 1999.

POTT, E. T. B. O potencial das histórias como promotoras da reflexão sobre valores e do desenvolvimento do pensamento abstrato em adolescentes. In: SOUZA, V. L. T.; PETRONI, A. P.; ANDRADA, P. C. (Org.). A psicologia da arte e a promoção do desenvolvimento e da aprendizagem: intervenções em contextos educativos diversos. São Paulo: Loyola, 2016. p. 29-44.

SOUZA, D. F. de; SILVA, A. L. R. da. Aprendendo Ciências por meio da Contação de Histórias: Learning Science through Storytelling. Revista Conexão ComCiência, v. 1, n. 2, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/4852. Acesso em: 11 out. 2021.

SOUZA, L. O. de.; BERNARDINO, A. D. A contação de histórias como estratégia pedagógica na educação infantil e ensino fundamental. Revista Educere Et Educare, v. 6, n. 12, p. 235-249, jul. 2011. Disponível em: http://erevista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/viewArticle/4643. Acesso em: 11 out. 2021.

TAMANHO, N.; MINUZI, N. A. A contação de histórias na era digital: possibilidades e desafios no município Ponte Serrada. Trabalho de conclusão de curso. Instituto Federal de Santa Catarina, 2019. Disponível em: https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/1946. Acesso em: 8 out. 2021.

TAJRA, S. F. Informática na educação: novas ferramentas pedagógicas na atualidade. 9. ed. São Paulo: Érica, 2012.

UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO. Projeto Pedagógico dos Cursos. Licenciatura em Letras, Pedagogia e Matemática. UNIVESP, 2020. Disponível em: https://univesp.br/cursos. Acesso em: 02 mar. 2022.

VIGOTSKI, L. S. Imaginação e criação na Infância. Tradução Zoia Prestes e Elizabeth Tunes. São Paulo: Expressão popular, 2018.

Downloads

Publicado

2022-09-28

Como Citar

Stefanoni Combinato, D., Moraes Ortiz Endrizzi, A. D., Ramos Bahiense, D. C., & dos Reis, G. A. (2022). Era uma vez.: técnicas de contação de histórias como estratégias metodológicas no processo ensino-aprendizagem. Educação Em Revista, 23(1), 217–232. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2022.v23n1.p217