Era uma vez...
técnicas de contação de histórias como estratégias metodológicas no processo ensino-aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2022.v23n1.p217Palabras clave:
Educação. Metodologias de ensino. Contação de histórias.Resumen
Novas estratégias de ensino são necessárias, especialmente, diante de um cenário de pandemia, quando alguns alunos manifestam comportamentos de desinteresse, baixa concentração e atenção durante as aulas, dificultando a aprendizagem. A contação de histórias, uma arte milenar, aproxima as pessoas, despertando afetos, imaginação e encantamento. Diante dessa potencialidade, foi planejada e desenvolvida uma oficina sobre técnicas de contação de histórias a professores de uma escola estadual de ensino médio integral, a fim de que eles pudessem se apropriar dessas técnicas e, assim, mobilizar a atenção e o afeto dos alunos, ampliando as possibilidades de aprendizagem. Os professores avaliaram positivamente a oficina, considerando-a uma oportunidade de aprendizado e reflexão sobre a atividade docente. Todos afirmaram que pretendem utilizar o aprendizado obtido nas suas aulas. Espera-se, de fato, auxiliar os docentes no incremento do arsenal pedagógico e, consequentemente, no processo ensino-aprendizagem.
Descargas
Referencias
ABRAMOVICH, F. Literatura infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1997.
ALMEIDA, L. P. A experiência total da leitura literária. Arquivos Brasileiros de Psicologia, v. 66, n. 2, p. 143-158, 2014. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-52672014000200011. Acesso em: 15 nov. 2021.
ALVES, R. Entre a ciência e a sapiência: o dilema da educação. São Paulo: Loyola, 2006.
CAFÉ, Â. B. Princípios e fundamentos para o contador de histórias aprendiz. Lisboa/Portugal: Lisbon Internacional Press, 2020.
COUTO, M. O beijo da palavrinha. Rio de Janeiro: Língua Geral, 2006.
FLEITH, D. de S. Criatividade: novos conceitos e ideias, aplicabilidade à educação. Revista Educação Especial, Santa Maria, n. 17, p. 55-61, 2001. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5229. Acesso em: 15 nov. 2021.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 6. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
LEITE, S. A. da S. Afetividade nas práticas pedagógicas. Temas em Psicologia, v. 20, n. 2, p. 355-368, 2012. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/tp/v20n2/v20n2a06.pdf. Acesso em: 02 mar. 2022.
MATOS, G. A. Nas asas da poesia: contação de histórias como linguagem artística. In: MEDEIROS, F. H. N.; MORAES, T. M. R. Contação de histórias: tradição, poéticas e interfaces. São Paulo: SESC, 2015. p. 202-212.
MORGADO, J. Qualidade na educação: um desafio para os professores. Lisboa: Presença, 2004.
NÓVOA, A. Desafios do trabalho do professor no mundo contemporâneo. São Paulo, SNPRO-SP, 2007. Disponível em: https://www.sinprosp.org.br/arquivos/novoa/livreto_novoa.pdf. Acesso em: 10 out. 2021.
OTTE, M. W.; KOVÁCS, A. M. A magia de contar histórias. 2002. Instituto Catarinense de Pós-Graduação. Disponível em: https://fdocumentos.tips/reader/full/a-magia-de-contar-historias. Acesso em: 06 set. 2021.
PACHECO, J. A.; FLORES, M. A. Formação e avaliação de professores. Porto: Porto Editora, 1999.
POTT, E. T. B. O potencial das histórias como promotoras da reflexão sobre valores e do desenvolvimento do pensamento abstrato em adolescentes. In: SOUZA, V. L. T.; PETRONI, A. P.; ANDRADA, P. C. (Org.). A psicologia da arte e a promoção do desenvolvimento e da aprendizagem: intervenções em contextos educativos diversos. São Paulo: Loyola, 2016. p. 29-44.
SOUZA, D. F. de; SILVA, A. L. R. da. Aprendendo Ciências por meio da Contação de Histórias: Learning Science through Storytelling. Revista Conexão ComCiência, v. 1, n. 2, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/4852. Acesso em: 11 out. 2021.
SOUZA, L. O. de.; BERNARDINO, A. D. A contação de histórias como estratégia pedagógica na educação infantil e ensino fundamental. Revista Educere Et Educare, v. 6, n. 12, p. 235-249, jul. 2011. Disponível em: http://erevista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/viewArticle/4643. Acesso em: 11 out. 2021.
TAMANHO, N.; MINUZI, N. A. A contação de histórias na era digital: possibilidades e desafios no município Ponte Serrada. Trabalho de conclusão de curso. Instituto Federal de Santa Catarina, 2019. Disponível em: https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/1946. Acesso em: 8 out. 2021.
TAJRA, S. F. Informática na educação: novas ferramentas pedagógicas na atualidade. 9. ed. São Paulo: Érica, 2012.
UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO. Projeto Pedagógico dos Cursos. Licenciatura em Letras, Pedagogia e Matemática. UNIVESP, 2020. Disponível em: https://univesp.br/cursos. Acesso em: 02 mar. 2022.
VIGOTSKI, L. S. Imaginação e criação na Infância. Tradução Zoia Prestes e Elizabeth Tunes. São Paulo: Expressão popular, 2018.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Educação em Revista
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.