Era uma vez...

técnicas de contação de histórias como estratégias metodológicas no processo ensino-aprendizagem

Authors

  • Denise Stefanoni Combinato Departamento de Humanidades/ITA
  • Ana Dair Moraes Ortiz Endrizzi Univesp
  • Deborah Caroline Ramos Bahiense Univesp
  • Gislaine Aparecida dos Reis Univesp

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2022.v23n1.p217

Keywords:

Education. Teaching methodologies. Storytelling.

Abstract

New teaching strategies are necessary, especially considering a pandemic scenario, where students manifest a lack of interest, low concentration, and attention during classes, making learning harder. Storytelling, a millenary art, brings people together, awakening affection, imagination, and enchantment. Given this potentiality, a workshop on storytelling techniques was planned and developed for teachers from a full-time state high school to make them able to appropriate these techniques, thus mobilizing the attention and affection of the students expanding the learning opportunities. The teachers positively assessed the workshop, considering it an opportunity for learning and reflection on teaching activity. All of them intend to use what they learned in classes. Indeed, it is expected to help the teachers increase their pedagogical arsenal and, consequently, the teaching-learning process.

 

Author Biographies

  • Denise Stefanoni Combinato, Departamento de Humanidades/ITA

    Graduada em Psicologia (Unesp/Bauru), com doutorado em Saúde Coletiva (Unesp/Botucatu) e pós-doutorado em Bioética. Desenvolve projetos de ensino, pesquisa e extensão envolvendo psicologia da arte, bioética narrativa, morte e luto.

    Lattes: http://lattes.cnpq.br/2927386243095297

  • Ana Dair Moraes Ortiz Endrizzi, Univesp

    Bacharel em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela Universidade do Vale do Paraíba e
    graduanda em Letras pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo - UNIVESP. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6178990083856217

  • Deborah Caroline Ramos Bahiense, Univesp

    Graduanda em Pedagogia da Universidade Virtual do Estado de São Paulo - UNIVESP.

    Lattes: http://lattes.cnpq.br/6617235015433055

  • Gislaine Aparecida dos Reis, Univesp

    Graduada em Farmácia-Bioquímica pela Univ. Fed. Alfenas, pós-graduada em Administração de Empresas
    pela Fund. A. Álvares Penteado e graduanda em Letras pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo -
    UNIVESP.

    Lattes: http://lattes.cnpq.br/0634562818922024

References

ABRAMOVICH, F. Literatura infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1997.

ALMEIDA, L. P. A experiência total da leitura literária. Arquivos Brasileiros de Psicologia, v. 66, n. 2, p. 143-158, 2014. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-52672014000200011. Acesso em: 15 nov. 2021.

ALVES, R. Entre a ciência e a sapiência: o dilema da educação. São Paulo: Loyola, 2006.

CAFÉ, Â. B. Princípios e fundamentos para o contador de histórias aprendiz. Lisboa/Portugal: Lisbon Internacional Press, 2020.

COUTO, M. O beijo da palavrinha. Rio de Janeiro: Língua Geral, 2006.

FLEITH, D. de S. Criatividade: novos conceitos e ideias, aplicabilidade à educação. Revista Educação Especial, Santa Maria, n. 17, p. 55-61, 2001. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5229. Acesso em: 15 nov. 2021.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 6. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

LEITE, S. A. da S. Afetividade nas práticas pedagógicas. Temas em Psicologia, v. 20, n. 2, p. 355-368, 2012. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/tp/v20n2/v20n2a06.pdf. Acesso em: 02 mar. 2022.

MATOS, G. A. Nas asas da poesia: contação de histórias como linguagem artística. In: MEDEIROS, F. H. N.; MORAES, T. M. R. Contação de histórias: tradição, poéticas e interfaces. São Paulo: SESC, 2015. p. 202-212.

MORGADO, J. Qualidade na educação: um desafio para os professores. Lisboa: Presença, 2004.

NÓVOA, A. Desafios do trabalho do professor no mundo contemporâneo. São Paulo, SNPRO-SP, 2007. Disponível em: https://www.sinprosp.org.br/arquivos/novoa/livreto_novoa.pdf. Acesso em: 10 out. 2021.

OTTE, M. W.; KOVÁCS, A. M. A magia de contar histórias. 2002. Instituto Catarinense de Pós-Graduação. Disponível em: https://fdocumentos.tips/reader/full/a-magia-de-contar-historias. Acesso em: 06 set. 2021.

PACHECO, J. A.; FLORES, M. A. Formação e avaliação de professores. Porto: Porto Editora, 1999.

POTT, E. T. B. O potencial das histórias como promotoras da reflexão sobre valores e do desenvolvimento do pensamento abstrato em adolescentes. In: SOUZA, V. L. T.; PETRONI, A. P.; ANDRADA, P. C. (Org.). A psicologia da arte e a promoção do desenvolvimento e da aprendizagem: intervenções em contextos educativos diversos. São Paulo: Loyola, 2016. p. 29-44.

SOUZA, D. F. de; SILVA, A. L. R. da. Aprendendo Ciências por meio da Contação de Histórias: Learning Science through Storytelling. Revista Conexão ComCiência, v. 1, n. 2, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/4852. Acesso em: 11 out. 2021.

SOUZA, L. O. de.; BERNARDINO, A. D. A contação de histórias como estratégia pedagógica na educação infantil e ensino fundamental. Revista Educere Et Educare, v. 6, n. 12, p. 235-249, jul. 2011. Disponível em: http://erevista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/viewArticle/4643. Acesso em: 11 out. 2021.

TAMANHO, N.; MINUZI, N. A. A contação de histórias na era digital: possibilidades e desafios no município Ponte Serrada. Trabalho de conclusão de curso. Instituto Federal de Santa Catarina, 2019. Disponível em: https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/1946. Acesso em: 8 out. 2021.

TAJRA, S. F. Informática na educação: novas ferramentas pedagógicas na atualidade. 9. ed. São Paulo: Érica, 2012.

UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO. Projeto Pedagógico dos Cursos. Licenciatura em Letras, Pedagogia e Matemática. UNIVESP, 2020. Disponível em: https://univesp.br/cursos. Acesso em: 02 mar. 2022.

VIGOTSKI, L. S. Imaginação e criação na Infância. Tradução Zoia Prestes e Elizabeth Tunes. São Paulo: Expressão popular, 2018.

Published

2022-09-28

How to Cite

Era uma vez...: técnicas de contação de histórias como estratégias metodológicas no processo ensino-aprendizagem. (2022). Educação Em Revista, 23(1), 217-232. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2022.v23n1.p217