Era uma vez...
técnicas de contação de histórias como estratégias metodológicas no processo ensino-aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2022.v23n1.p217Keywords:
Education. Teaching methodologies. Storytelling.Abstract
New teaching strategies are necessary, especially considering a pandemic scenario, where students manifest a lack of interest, low concentration, and attention during classes, making learning harder. Storytelling, a millenary art, brings people together, awakening affection, imagination, and enchantment. Given this potentiality, a workshop on storytelling techniques was planned and developed for teachers from a full-time state high school to make them able to appropriate these techniques, thus mobilizing the attention and affection of the students expanding the learning opportunities. The teachers positively assessed the workshop, considering it an opportunity for learning and reflection on teaching activity. All of them intend to use what they learned in classes. Indeed, it is expected to help the teachers increase their pedagogical arsenal and, consequently, the teaching-learning process.
Downloads
References
ABRAMOVICH, F. Literatura infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1997.
ALMEIDA, L. P. A experiência total da leitura literária. Arquivos Brasileiros de Psicologia, v. 66, n. 2, p. 143-158, 2014. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-52672014000200011. Acesso em: 15 nov. 2021.
ALVES, R. Entre a ciência e a sapiência: o dilema da educação. São Paulo: Loyola, 2006.
CAFÉ, Â. B. Princípios e fundamentos para o contador de histórias aprendiz. Lisboa/Portugal: Lisbon Internacional Press, 2020.
COUTO, M. O beijo da palavrinha. Rio de Janeiro: Língua Geral, 2006.
FLEITH, D. de S. Criatividade: novos conceitos e ideias, aplicabilidade à educação. Revista Educação Especial, Santa Maria, n. 17, p. 55-61, 2001. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5229. Acesso em: 15 nov. 2021.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 6. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
LEITE, S. A. da S. Afetividade nas práticas pedagógicas. Temas em Psicologia, v. 20, n. 2, p. 355-368, 2012. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/tp/v20n2/v20n2a06.pdf. Acesso em: 02 mar. 2022.
MATOS, G. A. Nas asas da poesia: contação de histórias como linguagem artística. In: MEDEIROS, F. H. N.; MORAES, T. M. R. Contação de histórias: tradição, poéticas e interfaces. São Paulo: SESC, 2015. p. 202-212.
MORGADO, J. Qualidade na educação: um desafio para os professores. Lisboa: Presença, 2004.
NÓVOA, A. Desafios do trabalho do professor no mundo contemporâneo. São Paulo, SNPRO-SP, 2007. Disponível em: https://www.sinprosp.org.br/arquivos/novoa/livreto_novoa.pdf. Acesso em: 10 out. 2021.
OTTE, M. W.; KOVÁCS, A. M. A magia de contar histórias. 2002. Instituto Catarinense de Pós-Graduação. Disponível em: https://fdocumentos.tips/reader/full/a-magia-de-contar-historias. Acesso em: 06 set. 2021.
PACHECO, J. A.; FLORES, M. A. Formação e avaliação de professores. Porto: Porto Editora, 1999.
POTT, E. T. B. O potencial das histórias como promotoras da reflexão sobre valores e do desenvolvimento do pensamento abstrato em adolescentes. In: SOUZA, V. L. T.; PETRONI, A. P.; ANDRADA, P. C. (Org.). A psicologia da arte e a promoção do desenvolvimento e da aprendizagem: intervenções em contextos educativos diversos. São Paulo: Loyola, 2016. p. 29-44.
SOUZA, D. F. de; SILVA, A. L. R. da. Aprendendo Ciências por meio da Contação de Histórias: Learning Science through Storytelling. Revista Conexão ComCiência, v. 1, n. 2, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/4852. Acesso em: 11 out. 2021.
SOUZA, L. O. de.; BERNARDINO, A. D. A contação de histórias como estratégia pedagógica na educação infantil e ensino fundamental. Revista Educere Et Educare, v. 6, n. 12, p. 235-249, jul. 2011. Disponível em: http://erevista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/viewArticle/4643. Acesso em: 11 out. 2021.
TAMANHO, N.; MINUZI, N. A. A contação de histórias na era digital: possibilidades e desafios no município Ponte Serrada. Trabalho de conclusão de curso. Instituto Federal de Santa Catarina, 2019. Disponível em: https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/1946. Acesso em: 8 out. 2021.
TAJRA, S. F. Informática na educação: novas ferramentas pedagógicas na atualidade. 9. ed. São Paulo: Érica, 2012.
UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO. Projeto Pedagógico dos Cursos. Licenciatura em Letras, Pedagogia e Matemática. UNIVESP, 2020. Disponível em: https://univesp.br/cursos. Acesso em: 02 mar. 2022.
VIGOTSKI, L. S. Imaginação e criação na Infância. Tradução Zoia Prestes e Elizabeth Tunes. São Paulo: Expressão popular, 2018.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Educação em Revista
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.