Do sul ao nordeste

aproximações e particularidades entre a Revista História da Educação [RHE] e a revista History of Education in Latin America [HistELA]

Autores

  • Priscila Muniz Coutinho Universidade Federal de Uberlândia
  • Ariane Dias Borges Universidade Federal de Uberlândia
  • Isadora Araújo Menezes Universidade Federal de Uberlândia
  • Palloma Victoria Nunes e Silva Universidade Federal de Uberlândia
  • Sauloéber Tarsio de Souza Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2021.v22n2.p85

Palavras-chave:

Historiografia da Educação, Periódicos especializados, Bibliometria

Resumo

O texto versa sobre dois periódicos científicos especializados no campo da História da Educação: a Revista História da Educação (RHE, UFRGS/UFSM/PUC-RS - 1997) e a History of Education in Latin America (HistELA, UFRN – 2018), tratando-se da primeira revista especializada e a mais recente lançada no país. O trabalho objetiva corroborar para a produção de conhecimento acerca dos veículos de difusão da ciência e contribuir para o desenvolvimento de reflexões gerais sobre o referido campo de estudos no Brasil. Deste modo, desenvolvemos uma análise comparativa bibliométrica das temáticas, recorte temporal e recorte espacial das publicações tomando como fontes o conteúdo das páginas online das revistas, levantamento bibliográfico sobre o tema, pesquisas já realizadas com a mesma proposta e entrevista com uma editora da HistELA. A discussão sobre as aproximações e particularidades entre periódicos de contextos distintos contribui para a compreensão do campo científico como espaço de movimento, conflito e colaboração. Os dados observados permitem traçar características importantes do campo que se mantém nos periódicos analisados e marcar suas diferenças em função das duas décadas de atividades que as separam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscila Muniz Coutinho, Universidade Federal de Uberlândia

Doutoranda em Educação (UFU); mestre em Ciências Sociais (UFU, 2018); Analista Pedagógica na Prefeitura de Uberlândia (UFU).

Ariane Dias Borges , Universidade Federal de Uberlândia

Graduada em História pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro; aluna especial do mestrado em Educação da Universidade Federal de Uberlândia.

Isadora Araújo Menezes, Universidade Federal de Uberlândia

Graduada em Ciências Sociais e mestranda em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia.

Palloma Victoria Nunes e Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Graduada em Pedagogia e mestranda em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia.

Sauloéber Tarsio de Souza, Universidade Federal de Uberlândia

Graduado e Mestre em História (Unesp-Franca), Doutor em Educação (Unicamp) e Pós-doutorado em História (UNIFESP).

Referências

ARAÚJO, Carlos A. Bibliometria: evolução histórica e questões atuais. Em Questão, v. 12, n.1, p. 11-32, jan/jun. 2006.

BLOGGER. ASPHE, 2015. Disponível em: http://asphers.blogspot.com/2011/09/. Acesso em: 15 dez. 2020.

AZEVEDO, Laís .P.M.C.; OLIVEIRA, Iranilson B. Historiografia Da Educação: Uma Análise Da Revista History Of Education In Latin America – HistELA. Revista Humanidades e Inovação. v.7, n.11 – 2020.

BASTOS, Maria H.; ERMEL, Tatiane de F. História da educação/asphe (brazil). In: HUERTA. J. L. H.; CAGNOLATI, A.; FERNÁNDEZ, A. D. (org.). 2015. Connecting History of Education. Scientific Journals as Internacional Tools for a Global World. Salamanca: FireHouse, 2015, p.83-94.

BOURDIEU, Pierre. O Campo Científico. In: ORTIZ, Renato. Pierre Bourdieu: Sociologia. São Paulo: Ática, 1983, pp.122-55.

FERREIRA, Marieta de Moraes. História, tempo presente e história oral. Topoi (Rio de Janeiro), v. 3, n. 5, p. 314-332, 2002.

LIMA, Genis A. P.; FRANCO, Isaura M.; PRADO, Mariana L.; SOUZA, Sauloéber T.; ALVES, Talita C. Reflexões sobre a historiografia educacional brasileira a partir dos artigos publicados na revista História da Educação (ASPHE) e nos Cadernos de História da Educação (UFU) (2013-2015). Revista Pedagogia em Foco, v. 12, p. 5-26, 2017.

MEDEIROS NETA, Olívia. Entrevista concedida a Palloma Victoria Nunes e Silva, Priscila Muniz Coutinho, Isadora Araújo Menezes, Ariane Dias Borges. Plataforma Conferênciaweb, 9 de novembro de 2020.

MONARCHA, Carlos. História da Educação (brasileira): formação do campo, tendência e vertentes investigativas. Revista História da Educação, v.11, jan/abr. 2007.

PERIODICOS UFRN. History of Education in America Latina – HistELA. Acesso 15 dez. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/histela/about .

SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: acessibilidade no lazer, trabalho e educação. Revista Nacional de Reabilitação (Reação), São Paulo, Ano XII, mar./abr. 2009, p. 10-16.

SEER UFRGS. Revista História da Educação. Acesso em 13 dez. 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/asphe/index.

SILVA, Antonio Ozaí da. A sua revista tem Qualis? Mediações, v. 14, n.1, p. 117-124, Jan/Jun. 2009. DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2176-6665.2009v14n1p117.

SOUZA, Sauloéber T. de. A categoria etnia na pesquisa histórico-educacional brasileira: estado da arte a partir de revistas especializadas. Cadernos de História da Educação, v.16, n.2, mai-ago/2017, p.554-574.

SOUZA, Sauloéber T. de. História Educacional no Brasil: reflexões a partir das publicações da Revista História da Educação (ASPHE, 1997-2006) e dos Cadernos de História da Educação (UFU, 2002-2011). History of Education in Latin America HistELA, v. 2, 2019. Disponível em:

https://periodicos.ufrn.br/histela/article/view/17794. Acesso em: 11 dez. 2020.

TORRES, Elisabeth Fátima; MAZZONI, Alberto Angel; ALVES, João Bosto da. A acessibilidade à informação no espaço digital. Ci. Inf., Brasília, v. 31, n. 3, p. 83-91, set./dez. 2002.

TWITTER. @JournalHistELA, 2020. Acesso em 15 dez. 2020. Disponível em: https://twitter.com/JournalHistela.

TWITTER. @RevHistEducacao, 2016. Acesso em 15 dez. 2020. Disponível em: https://twitter.com/RevHistEducacao.

Downloads

Publicado

2021-08-13

Como Citar

Coutinho, P. M., Borges , A. D., Menezes, I. A., Silva, P. V. N. e, & Souza, S. T. de. (2021). Do sul ao nordeste: aproximações e particularidades entre a Revista História da Educação [RHE] e a revista History of Education in Latin America [HistELA]. Educação Em Revista, 22(2), 85–104. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2021.v22n2.p85

Edição

Seção

Artigos