Do sul ao nordeste
aproximações e particularidades entre a Revista História da Educação [RHE] e a revista History of Education in Latin America [HistELA]
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2021.v22n2.p85Keywords:
Historiografia da Educação, Periódicos especializados, BibliometriaAbstract
O texto versa sobre dois periódicos científicos especializados no campo da História da Educação: a Revista História da Educação (RHE, UFRGS/UFSM/PUC-RS - 1997) e a History of Education in Latin America (HistELA, UFRN – 2018), tratando-se da primeira revista especializada e a mais recente lançada no país. O trabalho objetiva corroborar para a produção de conhecimento acerca dos veículos de difusão da ciência e contribuir para o desenvolvimento de reflexões gerais sobre o referido campo de estudos no Brasil. Deste modo, desenvolvemos uma análise comparativa bibliométrica das temáticas, recorte temporal e recorte espacial das publicações tomando como fontes o conteúdo das páginas online das revistas, levantamento bibliográfico sobre o tema, pesquisas já realizadas com a mesma proposta e entrevista com uma editora da HistELA. A discussão sobre as aproximações e particularidades entre periódicos de contextos distintos contribui para a compreensão do campo científico como espaço de movimento, conflito e colaboração. Os dados observados permitem traçar características importantes do campo que se mantém nos periódicos analisados e marcar suas diferenças em função das duas décadas de atividades que as separam.
Downloads
References
ARAÚJO, Carlos A. Bibliometria: evolução histórica e questões atuais. Em Questão, v. 12, n.1, p. 11-32, jan/jun. 2006.
BLOGGER. ASPHE, 2015. Disponível em: http://asphers.blogspot.com/2011/09/. Acesso em: 15 dez. 2020.
AZEVEDO, Laís .P.M.C.; OLIVEIRA, Iranilson B. Historiografia Da Educação: Uma Análise Da Revista History Of Education In Latin America – HistELA. Revista Humanidades e Inovação. v.7, n.11 – 2020.
BASTOS, Maria H.; ERMEL, Tatiane de F. História da educação/asphe (brazil). In: HUERTA. J. L. H.; CAGNOLATI, A.; FERNÁNDEZ, A. D. (org.). 2015. Connecting History of Education. Scientific Journals as Internacional Tools for a Global World. Salamanca: FireHouse, 2015, p.83-94.
BOURDIEU, Pierre. O Campo Científico. In: ORTIZ, Renato. Pierre Bourdieu: Sociologia. São Paulo: Ática, 1983, pp.122-55.
FERREIRA, Marieta de Moraes. História, tempo presente e história oral. Topoi (Rio de Janeiro), v. 3, n. 5, p. 314-332, 2002.
LIMA, Genis A. P.; FRANCO, Isaura M.; PRADO, Mariana L.; SOUZA, Sauloéber T.; ALVES, Talita C. Reflexões sobre a historiografia educacional brasileira a partir dos artigos publicados na revista História da Educação (ASPHE) e nos Cadernos de História da Educação (UFU) (2013-2015). Revista Pedagogia em Foco, v. 12, p. 5-26, 2017.
MEDEIROS NETA, Olívia. Entrevista concedida a Palloma Victoria Nunes e Silva, Priscila Muniz Coutinho, Isadora Araújo Menezes, Ariane Dias Borges. Plataforma Conferênciaweb, 9 de novembro de 2020.
MONARCHA, Carlos. História da Educação (brasileira): formação do campo, tendência e vertentes investigativas. Revista História da Educação, v.11, jan/abr. 2007.
PERIODICOS UFRN. History of Education in America Latina – HistELA. Acesso 15 dez. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/histela/about .
SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: acessibilidade no lazer, trabalho e educação. Revista Nacional de Reabilitação (Reação), São Paulo, Ano XII, mar./abr. 2009, p. 10-16.
SEER UFRGS. Revista História da Educação. Acesso em 13 dez. 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/asphe/index.
SILVA, Antonio Ozaí da. A sua revista tem Qualis? Mediações, v. 14, n.1, p. 117-124, Jan/Jun. 2009. DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2176-6665.2009v14n1p117.
SOUZA, Sauloéber T. de. A categoria etnia na pesquisa histórico-educacional brasileira: estado da arte a partir de revistas especializadas. Cadernos de História da Educação, v.16, n.2, mai-ago/2017, p.554-574.
SOUZA, Sauloéber T. de. História Educacional no Brasil: reflexões a partir das publicações da Revista História da Educação (ASPHE, 1997-2006) e dos Cadernos de História da Educação (UFU, 2002-2011). History of Education in Latin America HistELA, v. 2, 2019. Disponível em:
https://periodicos.ufrn.br/histela/article/view/17794. Acesso em: 11 dez. 2020.
TORRES, Elisabeth Fátima; MAZZONI, Alberto Angel; ALVES, João Bosto da. A acessibilidade à informação no espaço digital. Ci. Inf., Brasília, v. 31, n. 3, p. 83-91, set./dez. 2002.
TWITTER. @JournalHistELA, 2020. Acesso em 15 dez. 2020. Disponível em: https://twitter.com/JournalHistela.
TWITTER. @RevHistEducacao, 2016. Acesso em 15 dez. 2020. Disponível em: https://twitter.com/RevHistEducacao.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Educação em Revista
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.