Do sul ao nordeste
aproximações e particularidades entre a Revista História da Educação [RHE] e a revista History of Education in Latin America [HistELA]
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2021.v22n2.p85Palabras clave:
Historiografia da Educação, Periódicos especializados, BibliometriaResumen
O texto versa sobre dois periódicos científicos especializados no campo da História da Educação: a Revista História da Educação (RHE, UFRGS/UFSM/PUC-RS - 1997) e a History of Education in Latin America (HistELA, UFRN – 2018), tratando-se da primeira revista especializada e a mais recente lançada no país. O trabalho objetiva corroborar para a produção de conhecimento acerca dos veículos de difusão da ciência e contribuir para o desenvolvimento de reflexões gerais sobre o referido campo de estudos no Brasil. Deste modo, desenvolvemos uma análise comparativa bibliométrica das temáticas, recorte temporal e recorte espacial das publicações tomando como fontes o conteúdo das páginas online das revistas, levantamento bibliográfico sobre o tema, pesquisas já realizadas com a mesma proposta e entrevista com uma editora da HistELA. A discussão sobre as aproximações e particularidades entre periódicos de contextos distintos contribui para a compreensão do campo científico como espaço de movimento, conflito e colaboração. Os dados observados permitem traçar características importantes do campo que se mantém nos periódicos analisados e marcar suas diferenças em função das duas décadas de atividades que as separam.
Descargas
Referencias
ARAÚJO, Carlos A. Bibliometria: evolução histórica e questões atuais. Em Questão, v. 12, n.1, p. 11-32, jan/jun. 2006.
BLOGGER. ASPHE, 2015. Disponível em: http://asphers.blogspot.com/2011/09/. Acesso em: 15 dez. 2020.
AZEVEDO, Laís .P.M.C.; OLIVEIRA, Iranilson B. Historiografia Da Educação: Uma Análise Da Revista History Of Education In Latin America – HistELA. Revista Humanidades e Inovação. v.7, n.11 – 2020.
BASTOS, Maria H.; ERMEL, Tatiane de F. História da educação/asphe (brazil). In: HUERTA. J. L. H.; CAGNOLATI, A.; FERNÁNDEZ, A. D. (org.). 2015. Connecting History of Education. Scientific Journals as Internacional Tools for a Global World. Salamanca: FireHouse, 2015, p.83-94.
BOURDIEU, Pierre. O Campo Científico. In: ORTIZ, Renato. Pierre Bourdieu: Sociologia. São Paulo: Ática, 1983, pp.122-55.
FERREIRA, Marieta de Moraes. História, tempo presente e história oral. Topoi (Rio de Janeiro), v. 3, n. 5, p. 314-332, 2002.
LIMA, Genis A. P.; FRANCO, Isaura M.; PRADO, Mariana L.; SOUZA, Sauloéber T.; ALVES, Talita C. Reflexões sobre a historiografia educacional brasileira a partir dos artigos publicados na revista História da Educação (ASPHE) e nos Cadernos de História da Educação (UFU) (2013-2015). Revista Pedagogia em Foco, v. 12, p. 5-26, 2017.
MEDEIROS NETA, Olívia. Entrevista concedida a Palloma Victoria Nunes e Silva, Priscila Muniz Coutinho, Isadora Araújo Menezes, Ariane Dias Borges. Plataforma Conferênciaweb, 9 de novembro de 2020.
MONARCHA, Carlos. História da Educação (brasileira): formação do campo, tendência e vertentes investigativas. Revista História da Educação, v.11, jan/abr. 2007.
PERIODICOS UFRN. History of Education in America Latina – HistELA. Acesso 15 dez. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/histela/about .
SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: acessibilidade no lazer, trabalho e educação. Revista Nacional de Reabilitação (Reação), São Paulo, Ano XII, mar./abr. 2009, p. 10-16.
SEER UFRGS. Revista História da Educação. Acesso em 13 dez. 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/asphe/index.
SILVA, Antonio Ozaí da. A sua revista tem Qualis? Mediações, v. 14, n.1, p. 117-124, Jan/Jun. 2009. DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2176-6665.2009v14n1p117.
SOUZA, Sauloéber T. de. A categoria etnia na pesquisa histórico-educacional brasileira: estado da arte a partir de revistas especializadas. Cadernos de História da Educação, v.16, n.2, mai-ago/2017, p.554-574.
SOUZA, Sauloéber T. de. História Educacional no Brasil: reflexões a partir das publicações da Revista História da Educação (ASPHE, 1997-2006) e dos Cadernos de História da Educação (UFU, 2002-2011). History of Education in Latin America HistELA, v. 2, 2019. Disponível em:
https://periodicos.ufrn.br/histela/article/view/17794. Acesso em: 11 dez. 2020.
TORRES, Elisabeth Fátima; MAZZONI, Alberto Angel; ALVES, João Bosto da. A acessibilidade à informação no espaço digital. Ci. Inf., Brasília, v. 31, n. 3, p. 83-91, set./dez. 2002.
TWITTER. @JournalHistELA, 2020. Acesso em 15 dez. 2020. Disponível em: https://twitter.com/JournalHistela.
TWITTER. @RevHistEducacao, 2016. Acesso em 15 dez. 2020. Disponível em: https://twitter.com/RevHistEducacao.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Educação em Revista
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.