Do sul ao nordeste

aproximações e particularidades entre a Revista História da Educação [RHE] e a revista History of Education in Latin America [HistELA]

Autores/as

  • Priscila Muniz Coutinho Universidade Federal de Uberlândia
  • Ariane Dias Borges Universidade Federal de Uberlândia
  • Isadora Araújo Menezes Universidade Federal de Uberlândia
  • Palloma Victoria Nunes e Silva Universidade Federal de Uberlândia
  • Sauloéber Tarsio de Souza Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2021.v22n2.p85

Palabras clave:

Historiografia da Educação, Periódicos especializados, Bibliometria

Resumen

O texto versa sobre dois periódicos científicos especializados no campo da História da Educação: a Revista História da Educação (RHE, UFRGS/UFSM/PUC-RS - 1997) e a History of Education in Latin America (HistELA, UFRN – 2018), tratando-se da primeira revista especializada e a mais recente lançada no país. O trabalho objetiva corroborar para a produção de conhecimento acerca dos veículos de difusão da ciência e contribuir para o desenvolvimento de reflexões gerais sobre o referido campo de estudos no Brasil. Deste modo, desenvolvemos uma análise comparativa bibliométrica das temáticas, recorte temporal e recorte espacial das publicações tomando como fontes o conteúdo das páginas online das revistas, levantamento bibliográfico sobre o tema, pesquisas já realizadas com a mesma proposta e entrevista com uma editora da HistELA. A discussão sobre as aproximações e particularidades entre periódicos de contextos distintos contribui para a compreensão do campo científico como espaço de movimento, conflito e colaboração. Os dados observados permitem traçar características importantes do campo que se mantém nos periódicos analisados e marcar suas diferenças em função das duas décadas de atividades que as separam.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Priscila Muniz Coutinho, Universidade Federal de Uberlândia

    Doutoranda em Educação (UFU); mestre em Ciências Sociais (UFU, 2018); Analista Pedagógica na Prefeitura de Uberlândia (UFU).

  • Ariane Dias Borges , Universidade Federal de Uberlândia

    Graduada em História pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro; aluna especial do mestrado em Educação da Universidade Federal de Uberlândia.

  • Isadora Araújo Menezes, Universidade Federal de Uberlândia

    Graduada em Ciências Sociais e mestranda em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia.

  • Palloma Victoria Nunes e Silva, Universidade Federal de Uberlândia

    Graduada em Pedagogia e mestranda em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia.

  • Sauloéber Tarsio de Souza, Universidade Federal de Uberlândia

    Graduado e Mestre em História (Unesp-Franca), Doutor em Educação (Unicamp) e Pós-doutorado em História (UNIFESP).

Referencias

ARAÚJO, Carlos A. Bibliometria: evolução histórica e questões atuais. Em Questão, v. 12, n.1, p. 11-32, jan/jun. 2006.

BLOGGER. ASPHE, 2015. Disponível em: http://asphers.blogspot.com/2011/09/. Acesso em: 15 dez. 2020.

AZEVEDO, Laís .P.M.C.; OLIVEIRA, Iranilson B. Historiografia Da Educação: Uma Análise Da Revista History Of Education In Latin America – HistELA. Revista Humanidades e Inovação. v.7, n.11 – 2020.

BASTOS, Maria H.; ERMEL, Tatiane de F. História da educação/asphe (brazil). In: HUERTA. J. L. H.; CAGNOLATI, A.; FERNÁNDEZ, A. D. (org.). 2015. Connecting History of Education. Scientific Journals as Internacional Tools for a Global World. Salamanca: FireHouse, 2015, p.83-94.

BOURDIEU, Pierre. O Campo Científico. In: ORTIZ, Renato. Pierre Bourdieu: Sociologia. São Paulo: Ática, 1983, pp.122-55.

FERREIRA, Marieta de Moraes. História, tempo presente e história oral. Topoi (Rio de Janeiro), v. 3, n. 5, p. 314-332, 2002.

LIMA, Genis A. P.; FRANCO, Isaura M.; PRADO, Mariana L.; SOUZA, Sauloéber T.; ALVES, Talita C. Reflexões sobre a historiografia educacional brasileira a partir dos artigos publicados na revista História da Educação (ASPHE) e nos Cadernos de História da Educação (UFU) (2013-2015). Revista Pedagogia em Foco, v. 12, p. 5-26, 2017.

MEDEIROS NETA, Olívia. Entrevista concedida a Palloma Victoria Nunes e Silva, Priscila Muniz Coutinho, Isadora Araújo Menezes, Ariane Dias Borges. Plataforma Conferênciaweb, 9 de novembro de 2020.

MONARCHA, Carlos. História da Educação (brasileira): formação do campo, tendência e vertentes investigativas. Revista História da Educação, v.11, jan/abr. 2007.

PERIODICOS UFRN. History of Education in America Latina – HistELA. Acesso 15 dez. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/histela/about .

SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: acessibilidade no lazer, trabalho e educação. Revista Nacional de Reabilitação (Reação), São Paulo, Ano XII, mar./abr. 2009, p. 10-16.

SEER UFRGS. Revista História da Educação. Acesso em 13 dez. 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/asphe/index.

SILVA, Antonio Ozaí da. A sua revista tem Qualis? Mediações, v. 14, n.1, p. 117-124, Jan/Jun. 2009. DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2176-6665.2009v14n1p117.

SOUZA, Sauloéber T. de. A categoria etnia na pesquisa histórico-educacional brasileira: estado da arte a partir de revistas especializadas. Cadernos de História da Educação, v.16, n.2, mai-ago/2017, p.554-574.

SOUZA, Sauloéber T. de. História Educacional no Brasil: reflexões a partir das publicações da Revista História da Educação (ASPHE, 1997-2006) e dos Cadernos de História da Educação (UFU, 2002-2011). History of Education in Latin America HistELA, v. 2, 2019. Disponível em:

https://periodicos.ufrn.br/histela/article/view/17794. Acesso em: 11 dez. 2020.

TORRES, Elisabeth Fátima; MAZZONI, Alberto Angel; ALVES, João Bosto da. A acessibilidade à informação no espaço digital. Ci. Inf., Brasília, v. 31, n. 3, p. 83-91, set./dez. 2002.

TWITTER. @JournalHistELA, 2020. Acesso em 15 dez. 2020. Disponível em: https://twitter.com/JournalHistela.

TWITTER. @RevHistEducacao, 2016. Acesso em 15 dez. 2020. Disponível em: https://twitter.com/RevHistEducacao.

Publicado

2021-08-13

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Coutinho, P. M., Borges , A. D., Menezes, I. A., Silva, P. V. N. e, & Souza, S. T. de. (2021). Do sul ao nordeste: aproximações e particularidades entre a Revista História da Educação [RHE] e a revista History of Education in Latin America [HistELA]. Educação Em Revista, 22(2), 85-104. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2021.v22n2.p85