POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO: UM ESTUDO DAS REFORMAS EM CURSO NA REDE PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL DO ESTADO DE MINAS GERAIS
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2000.v1n1.9360Palabras clave:
Políticas públicas, educação básica, reforma do EstadoResumen
O artigo fundamenta-se em pesquisa que desenvolve estudos dos procedimentos e impactos das reformas político-administrativas implementadas nas redes públicos de ensino fundamental no Estado de Minas Gerais na década de 90. Os dados obtidos confirmam uma tendência à municipalização pela tranferência de escolas estaduais para os governos municipais, queda na matrícula das séries iniciais na rede estadual e ampliação das mesmas nas redes municipais do Estado. Tais observações permitem constatar que ocorreram transformações significativas na conformação dos Sistemas Públicos de Minas Gerais nesta década, em relação ao atendimento direto às demandas do fluxo escolar nas séries iniciais, na composição e modalidade do corpo docente estadual e na capacidade de atendimento dos Sistemas Públicos Municipais.
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