POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO: UM ESTUDO DAS REFORMAS EM CURSO NA REDE PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL DO ESTADO DE MINAS GERAIS

Autores

  • Dalila Andrade OLIVEIRA

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2000.v1n1.9360

Palavras-chave:

Políticas públicas, educação básica, reforma do Estado

Resumo

O artigo fundamenta-se em pesquisa que desenvolve estudos dos procedimentos e impactos das reformas político-administrativas implementadas nas redes públicos de ensino fundamental no Estado de Minas Gerais na década de 90. Os dados obtidos confirmam uma tendência à municipalização pela tranferência de escolas estaduais para os governos municipais, queda na matrícula das séries iniciais na rede estadual e ampliação das mesmas nas redes municipais do Estado. Tais observações permitem constatar que ocorreram transformações significativas na conformação dos Sistemas Públicos de Minas Gerais nesta década, em relação ao atendimento direto às demandas do fluxo escolar nas séries iniciais, na composição e modalidade do corpo docente estadual e na capacidade de atendimento dos Sistemas Públicos Municipais.

Biografia do Autor

  • Dalila Andrade OLIVEIRA

    Professora na UFMG e Pesquisadora Coordenadora. Equipe: Professora. Marisa Ribeiro Teixeira Duarte - pesquisadora; Sâmara Carla Lopes Guerra de Araújo - PIBIC/FAPEMIG; Carlos Wagner lota Guedes - PIBIC/FAPEMIG.

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Publicado

2000-06-15

Edição

Seção

Dossiê Políticas Públicas

Como Citar

POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO: UM ESTUDO DAS REFORMAS EM CURSO NA REDE PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL DO ESTADO DE MINAS GERAIS. (2000). Educação Em Revista, 1(1), 51-74. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2000.v1n1.9360