POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO: UM ESTUDO DAS REFORMAS EM CURSO NA REDE PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL DO ESTADO DE MINAS GERAIS

Authors

  • Dalila Andrade OLIVEIRA

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2000.v1n1.9360

Keywords:

Políticas públicas, educação básica, reforma do Estado

Abstract

O artigo fundamenta-se em pesquisa que desenvolve estudos dos procedimentos e impactos das reformas político-administrativas implementadas nas redes públicos de ensino fundamental no Estado de Minas Gerais na década de 90. Os dados obtidos confirmam uma tendência à municipalização pela tranferência de escolas estaduais para os governos municipais, queda na matrícula das séries iniciais na rede estadual e ampliação das mesmas nas redes municipais do Estado. Tais observações permitem constatar que ocorreram transformações significativas na conformação dos Sistemas Públicos de Minas Gerais nesta década, em relação ao atendimento direto às demandas do fluxo escolar nas séries iniciais, na composição e modalidade do corpo docente estadual e na capacidade de atendimento dos Sistemas Públicos Municipais.

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Author Biography

Dalila Andrade OLIVEIRA

Professora na UFMG e Pesquisadora Coordenadora. Equipe: Professora. Marisa Ribeiro Teixeira Duarte - pesquisadora; Sâmara Carla Lopes Guerra de Araújo - PIBIC/FAPEMIG; Carlos Wagner lota Guedes - PIBIC/FAPEMIG.

References

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Published

2000-06-15

How to Cite

OLIVEIRA, D. A. (2000). POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO: UM ESTUDO DAS REFORMAS EM CURSO NA REDE PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL DO ESTADO DE MINAS GERAIS. Educação Em Revista, 1(1), 51–74. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2000.v1n1.9360

Issue

Section

Dossiê Políticas Públicas