A SOCIALIZAÇÃO DOS PROFESSORES E OS CICLOS DE VIDA PROFISSIONAL

Autores/as

  • António Camilo CUNHA Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2003.v4n4.9351

Palabras clave:

socialização de professores, vida profissional em Portugal

Resumen

o texto, inspirado na literatura, tenta sistematizar a problemática da socialização de professores - um processo ao longo da vida e que é materializado em etapas formais e itúormais. Enquanto que as etapas formais se caracterizam na formação inicial, contínua e especializada de professores (com suas potencialidades), as informais caracterizam-se na socialização antecipatória e na formação permanente (esta mais ampla e que vai para lá da formação profissional). Desta constatação emergem ciclos de vida profissional que têm implicações óbvias sobre o ser, o estar e o actuar do professor - dimensão praxiológica e axiológica.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • António Camilo CUNHA, Universidade do Minho

    Universidade do Minho - Instituto de Estudos da Criança (Centro de Investigação e Formação de Professores de Educação da Criança - Unidade de Investigação - Literacia e Bem -Estar da Criança) -  Portugal

Referencias

-

Publicado

2019-10-21

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

CUNHA, A. C. (2019). A SOCIALIZAÇÃO DOS PROFESSORES E OS CICLOS DE VIDA PROFISSIONAL. Educação Em Revista, 4(4), 51-64. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2003.v4n4.9351