Emancipação da mulher, formação integral e contribuições da expressão musical

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DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2020.v21esp.08.p103

Palabras clave:

Formação Integral, Gênero, Direitos Humanos das Mulheres, Expressão Musical

Resumen

O problema central do estudo é a condição da mulher na sociedade contemporânea. Pressupõe-se que em contexto social de regressão em relação aos direitos fundamentais da pessoa humana, as conquistas das mulheres ficam seriamente ameaçadas, fazendo-se necessário resistir e intervir de modo qualificado. O objetivo é problematizar o papel da educação escolar voltada para a formação integral e à emancipação da mulher, com destaque para as contribuições da expressão musical. Trata-se de estudo bibliográfico e de análise de experiências. O texto contém: parte introdutória buscando articular questões da cultura escolar, de gênero e expressões musicais no contexto atual; uma segunda parte versando sobre as conquistas históricas das lutas feministas e valorando a seriedade e a necessidade dos estudos de gênero com vistas à dignificação da mulher e; uma terceira parte acerca da música como possibilidade artística no ensino e estudos de gênero. Por fim, conclui-se que os estudos sobre gênero com os aportes artísticos, enaltecendo a música, possibilitam a sensibilização para com a humanização no processo educativo, além da conscientização de que, para mudar a cultura social, é necessário ressaltar a importância do conhecimento para com o aprendizado histórico da sociedade.

Recebido em: 30/06/2019.
Aprovado em:10/11/2019.

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Biografía del autor/a

  • Ana Laura Bonini Rodrigues de Souza, Centro Universitário Eurípedes Soares da Rocha de Marília

    Graduada em Direito pelo Centro Universitário Eurípedes Soares da Rocha de Marília (UNIVEM); mestranda em Educação (UNESP, Marília). 

  • Mariane dos Santos Gomes, Universidade Estadual Paulista - UNESP, campus de Marília

    Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, câmpus de Marília (2013 - 2017). Membro do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID- Projeto Interdisciplinar EJA- Educação de Jovens e Adultos- Unesp de Marília (2014 - 2017). Trabalho de Conclusão de Curso apresentado: 'Os Sons e a Apropriação Musical na Educação Infantil: Um estudo Introdutório'. Atualmente aluna bolsista CAPES de mestrado do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Câmpus de Marília, integrante do Grupo de Pesquisa "GP FORME - Formação do Educador".

  • Vandeí Pinto da Silva, Universidade Estadual Paulista - UNESP, campus de Marília

    Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade Salesiana (1986), especialização em Metodologia do Ensino pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (1988), mestrado em Educação pela UNESP (1993) e doutorado em Educação pela UNESP (1998). Desenvolveu estágio de Pós Doutorado no PPGE da Universidade Federal de Uberlândia (2017-2018). Atualmente é professor assistente doutor junto ao Departamento de Didática e ao Programa de Pós Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP, campus de Marília. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino e Aprendizagem e Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia, ensino médio, humanização, interdisciplinaridade e formação docente. Coordenou o subprojeto Filosofia PIBID/CAPES por quarto anos. Atuou como coordenador de gestão de processos educacionais do Projeto PIBID/CAPES da UNESP de 2014 a 2016. Foi contemplado no Edital Visita Docente ao Exterior (2014) financiado pela PROPG e PROGRAD da UNESP referente ao Programa Graduação Inovadora, em convênio com a Academia de Versailles, Paris.

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Publicado

2020-03-17

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Gomes, M. dos S., & Silva, V. P. da. (2020). Emancipação da mulher, formação integral e contribuições da expressão musical (A. L. B. R. de Souza , Trans.). Educação Em Revista, 21, 103-120. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2020.v21esp.08.p103

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