Um estudo das produções científicas sobre a atuação do PIBID/UNESP na formação inicial de professores

Autores/as

  • Bruna Rafaela Batista Faculdade de Ciências e Letras - UNESP Araraquara
  • Luci Pastor Manzoli Faculdade de Ciências e Letras - UNESP Araraquara

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2021.v22n1.p119

Palabras clave:

PIBID, UNESP, formação inicial de professores

Resumen

A formação inicial de professores tem se constituído como uma das principais fontes de investigação de análise e compreensão do desenvolvimento deste profissional. Tendo em vista a importância da docência para a sociedade, este estudo enfatiza o papel do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, que tem se apresentado como uma ação que visa incentivar essa formação, buscando a valorização e o reconhecimento da docência. Para tanto, o objetivo foi identificar e analisar teses e dissertações sobre a atuação do PIBID/Unesp na formação inicial de professores, sendo este estudo de abordagem qualitativo e de natureza bibliográfica. Foram analisadas 06 produções científicas sendo possível identificar que as pesquisas dessa temática ocorreram a partir de 2013 junto aos programas de pós-graduação em Educação Escolar, Educação Matemática e Educação. As produções analisadas apontaram que os principais resultados da atuação do PIBID/Unesp na formação inicial de professores foram as reflexões e vivências proporcionadas pelo ambiente educacional, o desenvolvimento de ações colaborativas e as trocas de experiências. Diante disso, pode-se concluir que o PIBID/Unesp tem atuado de forma favorável na formação inicial de professores e que suas ações e desenvolvimento tem se  aproximado aos objetivos propostos pelas diretrizes de formação docente.

Recebido em: 04/09/2019.
Aprovado em: 12/11/2020

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Bruna Rafaela Batista, Faculdade de Ciências e Letras - UNESP Araraquara

    Doutoranda e Mestre em Educação Escolar pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências e Letras (FCL) Universidade Estadual Paulista - Araraquara. Graduada em Educação Especial na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

  • Luci Pastor Manzoli, Faculdade de Ciências e Letras - UNESP Araraquara

    Professora doutora na Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Araraquara. Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - USP-SP e Mestrado em Educação Especial pela Universidade de Boston (Boston University - USA). 

Referencias

BENITES, V. C. Formação de Professores de Matemática: dimensões presentes na relação PIBID e Comunidade de Prática. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista. Rio Claro, 2013.

BATISTA, B. R. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência: um estudo das produções da Universidade Estadual Paulista. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) - Universidade Estadual Paulista. Araraquara, 2017.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação

Nacional. Diário Oficial da União. Brasília, 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Edital MEC/CAPES/FNDE: Seleção pública de propostas de

projetos de iniciação à docência voltados ao Programa Institucional de Iniciação à Docência – PIBID, 2007.

BRASIL. Decreto 6755, de 29 de janeiro de 2009. Institui a Política Nacional de Formação de

Profissionais do Magistério da Educação Básica, disciplina a atuação da CAPES no fomento a

programas de formação inicial e continuada, e dá outras providências. Brasília: Diário Oficial da União, 2009.

BRASIL. Decreto nº 7.219, de 24 de junho de 2010. Diário Oficial da União. Brasília: Casa Civil

da Presidência da República, 2010.

BRASIL. Lei 13.005, de 25 de julho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá

outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 25 de junho de 2014.

BRASIL. Capes. Relatório de bolsas PIBID 2015. Disponível em:

<http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid/relatorios-e-dados> Acesso: set./2015.

BRASIL. Decreto nº 8.752, de 9 de maio de 2016. Dispõe sobre a Política Nacional de Formação

dos Profissionais da Educação Básica. Diário Oficial da União, Brasília, 25 de junho de 2014.

GATTI, B. A. Formação de professores e carreira: problemas e movimento de renovação. Campinas, SP: Autores Associados, 2000.

GATTI, B. A. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educ. Soc., Campinas, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, out./dez. 2010.

GATTI, B. A. A formação inicial de professores para a educação básica: as licenciaturas. Dossiê

Educação. Revista USP, São Paulo, v.1, n. 100, p. 33-46, dez./jan./fev. 2013-2014.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GIMENO SACRISTÁN, J. Consciência e acção sobre a prática como libertação profissional dos professores. In: NÓVOA, A. Profissão Professor. Porto: Porto Editora, p. 63-93, 1995.

GIMENO SACRISTÁN, J. O currículo na ação: a arquitetura da prática. In: GIMENO SACRISTÁN, J. O Currículo uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: ArtMed, 2000.

LAPO, F. R.; BUENO, B. O. Professores, desencanto com a profissão e abandono do magistério. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 118, p. 65-88, mar. 2003.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

NÓVOA, A. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. In: NÓVOA, A.

(org). Professores Imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, p. 25-46, 2009.

NÓVOA, A. A formação tem que passar por aqui: as histórias de vida no Projeto Prosalus. In:

NÓVOA, A.; FINGER, M. (orgs). O método (auto)biográfico e a formação. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010, p.156-187.

NUNES, C. M. F. Saberes docentes e formação de professores: um breve panorama da pesquisa brasileira. Educ. Soc., Campinas, v.22, n.74, p. 27-42, abr. 2001.

NUNES, C. M. F. O professor e os Saberes Docentes: algumas possibilidades de análise das

pesquisas. In: ENDIPE – ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO - convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais, 15., 2010, Belo Horizonte. Anais...Livro 4. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2010.

PIMENTA, S. G. Professor reflexivo: construindo uma crítica. In: PIMENTA, S. G.; GHEDIN (orgs.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poíesis, Rio de Janeiro, v. 3, nos. 3 e 4, 2005/2006, p. 5-24.

RICCI, M. Relações pedagógicas socialmente compartilhadas entre bolsista de iniciação à docência PIBID Pedagogia e professora colaboradora: elementos formadores da atuação docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) - Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Araraquara, 2016.

SOUZA, N. C. A. T. As ações do PIBID Pedagogia e suas relações com o preparo prático para a

docência nos anos iniciais do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Araraquara, 2014.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

TESTI, B. M. Estudo avaliativo do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na formação de professores de Química na UNESP. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) - Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Araraquara, 2015.

UNESCO. O Marco de Ação de Dakar Educação Para Todos: atendendo nossos Compromissos

Coletivos. Dakar, Senegal: Cúpula Mundial de Educação, 2000.

VICENTE, M. F. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID – e a Formação Inicial de Professores. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Presidente Prudente, 2016.

ZAQUEU, A. C. M.O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na formação de professores de matemática: perspectivas de ex-bolsistas. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Rio Claro, 2014.

ZEICHNER, K. Repensando as conexões entre a formação na universidade e as experiências de

campo na formação de professores em faculdades e universidades. Educação, Santa Maria, v. 35, n. 3, set./dez. 2010, p. 479-504.

ZEICHNER, K.; DINIZ-PEREIRA, J. E. A pesquisa dos educadores e a formação docente voltada para a transformação social. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 35, n. 125, mai./ago. 2005, p. 63-80.

Publicado

2021-02-12

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Batista, B. R., & Manzoli, L. P. (2021). Um estudo das produções científicas sobre a atuação do PIBID/UNESP na formação inicial de professores. Educação Em Revista, 22(1), 119-136. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2021.v22n1.p119

Artículos más leídos del mismo autor/a