Um estudo das produções científicas sobre a atuação do PIBID/UNESP na formação inicial de professores
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2021.v22n1.p119Keywords:
PIBID, UNESP, formação inicial de professoresAbstract
A formação inicial de professores tem se constituído como uma das principais fontes de investigação de análise e compreensão do desenvolvimento deste profissional. Tendo em vista a importância da docência para a sociedade, este estudo enfatiza o papel do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, que tem se apresentado como uma ação que visa incentivar essa formação, buscando a valorização e o reconhecimento da docência. Para tanto, o objetivo foi identificar e analisar teses e dissertações sobre a atuação do PIBID/Unesp na formação inicial de professores, sendo este estudo de abordagem qualitativo e de natureza bibliográfica. Foram analisadas 06 produções científicas sendo possível identificar que as pesquisas dessa temática ocorreram a partir de 2013 junto aos programas de pós-graduação em Educação Escolar, Educação Matemática e Educação. As produções analisadas apontaram que os principais resultados da atuação do PIBID/Unesp na formação inicial de professores foram as reflexões e vivências proporcionadas pelo ambiente educacional, o desenvolvimento de ações colaborativas e as trocas de experiências. Diante disso, pode-se concluir que o PIBID/Unesp tem atuado de forma favorável na formação inicial de professores e que suas ações e desenvolvimento tem se aproximado aos objetivos propostos pelas diretrizes de formação docente.
Recebido em: 04/09/2019.
Aprovado em: 12/11/2020
Downloads
References
BENITES, V. C. Formação de Professores de Matemática: dimensões presentes na relação PIBID e Comunidade de Prática. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista. Rio Claro, 2013.
BATISTA, B. R. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência: um estudo das produções da Universidade Estadual Paulista. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) - Universidade Estadual Paulista. Araraquara, 2017.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação
Nacional. Diário Oficial da União. Brasília, 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Edital MEC/CAPES/FNDE: Seleção pública de propostas de
projetos de iniciação à docência voltados ao Programa Institucional de Iniciação à Docência – PIBID, 2007.
BRASIL. Decreto 6755, de 29 de janeiro de 2009. Institui a Política Nacional de Formação de
Profissionais do Magistério da Educação Básica, disciplina a atuação da CAPES no fomento a
programas de formação inicial e continuada, e dá outras providências. Brasília: Diário Oficial da União, 2009.
BRASIL. Decreto nº 7.219, de 24 de junho de 2010. Diário Oficial da União. Brasília: Casa Civil
da Presidência da República, 2010.
BRASIL. Lei 13.005, de 25 de julho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá
outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 25 de junho de 2014.
BRASIL. Capes. Relatório de bolsas PIBID 2015. Disponível em:
<http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid/relatorios-e-dados> Acesso: set./2015.
BRASIL. Decreto nº 8.752, de 9 de maio de 2016. Dispõe sobre a Política Nacional de Formação
dos Profissionais da Educação Básica. Diário Oficial da União, Brasília, 25 de junho de 2014.
GATTI, B. A. Formação de professores e carreira: problemas e movimento de renovação. Campinas, SP: Autores Associados, 2000.
GATTI, B. A. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educ. Soc., Campinas, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, out./dez. 2010.
GATTI, B. A. A formação inicial de professores para a educação básica: as licenciaturas. Dossiê
Educação. Revista USP, São Paulo, v.1, n. 100, p. 33-46, dez./jan./fev. 2013-2014.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GIMENO SACRISTÁN, J. Consciência e acção sobre a prática como libertação profissional dos professores. In: NÓVOA, A. Profissão Professor. Porto: Porto Editora, p. 63-93, 1995.
GIMENO SACRISTÁN, J. O currículo na ação: a arquitetura da prática. In: GIMENO SACRISTÁN, J. O Currículo uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: ArtMed, 2000.
LAPO, F. R.; BUENO, B. O. Professores, desencanto com a profissão e abandono do magistério. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 118, p. 65-88, mar. 2003.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
NÓVOA, A. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. In: NÓVOA, A.
(org). Professores Imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, p. 25-46, 2009.
NÓVOA, A. A formação tem que passar por aqui: as histórias de vida no Projeto Prosalus. In:
NÓVOA, A.; FINGER, M. (orgs). O método (auto)biográfico e a formação. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010, p.156-187.
NUNES, C. M. F. Saberes docentes e formação de professores: um breve panorama da pesquisa brasileira. Educ. Soc., Campinas, v.22, n.74, p. 27-42, abr. 2001.
NUNES, C. M. F. O professor e os Saberes Docentes: algumas possibilidades de análise das
pesquisas. In: ENDIPE – ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO - convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais, 15., 2010, Belo Horizonte. Anais...Livro 4. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2010.
PIMENTA, S. G. Professor reflexivo: construindo uma crítica. In: PIMENTA, S. G.; GHEDIN (orgs.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poíesis, Rio de Janeiro, v. 3, nos. 3 e 4, 2005/2006, p. 5-24.
RICCI, M. Relações pedagógicas socialmente compartilhadas entre bolsista de iniciação à docência PIBID Pedagogia e professora colaboradora: elementos formadores da atuação docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) - Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Araraquara, 2016.
SOUZA, N. C. A. T. As ações do PIBID Pedagogia e suas relações com o preparo prático para a
docência nos anos iniciais do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Araraquara, 2014.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
TESTI, B. M. Estudo avaliativo do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na formação de professores de Química na UNESP. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) - Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Araraquara, 2015.
UNESCO. O Marco de Ação de Dakar Educação Para Todos: atendendo nossos Compromissos
Coletivos. Dakar, Senegal: Cúpula Mundial de Educação, 2000.
VICENTE, M. F. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID – e a Formação Inicial de Professores. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Presidente Prudente, 2016.
ZAQUEU, A. C. M.O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na formação de professores de matemática: perspectivas de ex-bolsistas. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Rio Claro, 2014.
ZEICHNER, K. Repensando as conexões entre a formação na universidade e as experiências de
campo na formação de professores em faculdades e universidades. Educação, Santa Maria, v. 35, n. 3, set./dez. 2010, p. 479-504.
ZEICHNER, K.; DINIZ-PEREIRA, J. E. A pesquisa dos educadores e a formação docente voltada para a transformação social. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 35, n. 125, mai./ago. 2005, p. 63-80.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Educação em Revista
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.