PIBID DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: UMA EXPERIÊNCIA DE ADAPTAÇÃO DE ATIVIDADES PARA APOIO À INCLUSÃO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2016.v17n02.06.p73Palavras-chave:
Educação especial, Inclusão escolar, Síndrome de DownResumo
O presente trabalho trata-se de um relato de experiência, cujo objetivo é apresentar as atividades que foram resultantes do trabalho de uma bolsista do Programa Institucional à Docência (PIBID) - Educação Especial. Participaram do estudo uma professora que lecionava em uma classe do 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal localizada em uma cidade de médio porte do interior paulista, e um aluno com síndrome de Down. Foram realizadas adaptações de atividades dos conteúdos curriculares, com intuito que o aluno com síndrome de Down participasse de todas as atividades propostas. O objetivo das adaptações era de proporcionar acessibilidade aos conteúdos das disciplinas de Português, Matemática e Ciências ao aluno com síndrome de Down nos. Foram utilizados uso de letras pontilhadas para desenvolver a escrita do aluno e seu registro das atividades realizadas, como também, recursos como computador, ábaco e criações de projetos temáticos. As adaptações de atividades dos conteúdos elaboradas pela licencianda da educação especial e a professora da sala comum foram de grande contribuição para o processo de aprendizagem do aluno com síndrome de Down. Os resultados apontam que o trabalho colaborativo foi eficaz no apoio à inclusão escolar.
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