Percursos de elites económicas jovens. Portugal. Séc. XXI: Vozes, mais ou menos, poderosas e prospecções de vida
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2009.v10n2.649Palabras clave:
Educação de elites. Vozes poderosas. Autismo social e cultural. Cidadania parcialResumen
Neste artigo, discute-se a construção de percursos de jovens elites económicas em Portugal, no início do séc. XXI, numa instituição de educação privada, implantada no seio de uma globalização económica política e cultural em que se parece legitimar um modelo de escolha educativa de tipo neoliberal, centrado na competitividade e na importação, para a escola, de mecanismos de regulação empresarial. (Re)tomam-se e discutem-se as vozes poderosas de jovens, rapazes e raparigas, que narram as suas expectativas face ao percurso escolar de compleição do Ensino Secundário e de desenvolvimento do percurso académico, no Ensino Superior, e da posterior inserção no mundo de trabalho, abordando o cadinho de desenvolvimento desse percurso, em contextos de socialização que se complementam, trazendo vias e constrangimentos no nível das dimensões de idade, género e de classe social, na construção como cidadãos consumidores2 .Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Educação em Revista
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.