Percursos de elites económicas jovens. Portugal. Séc. XXI: Vozes, mais ou menos, poderosas e prospecções de vida
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2009.v10n2.649Keywords:
Educação de elites. Vozes poderosas. Autismo social e cultural. Cidadania parcialAbstract
Neste artigo, discute-se a construção de percursos de jovens elites económicas em Portugal, no início do séc. XXI, numa instituição de educação privada, implantada no seio de uma globalização económica política e cultural em que se parece legitimar um modelo de escolha educativa de tipo neoliberal, centrado na competitividade e na importação, para a escola, de mecanismos de regulação empresarial. (Re)tomam-se e discutem-se as vozes poderosas de jovens, rapazes e raparigas, que narram as suas expectativas face ao percurso escolar de compleição do Ensino Secundário e de desenvolvimento do percurso académico, no Ensino Superior, e da posterior inserção no mundo de trabalho, abordando o cadinho de desenvolvimento desse percurso, em contextos de socialização que se complementam, trazendo vias e constrangimentos no nível das dimensões de idade, género e de classe social, na construção como cidadãos consumidores2 .Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Educação em Revista
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.