Democratizar a democracia: debate em torno de encontrar lugar

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DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2020.v21esp.10.p135

Palavras-chave:

Democracia, Educação, Participação Política

Resumo

A vastidão do debate sobre democracia reclama a realização de um caminho exploratório e a centração em aspectos particulares. Isto implica correr o risco de moldar a democracia como se de matéria se tratasse e, por isso, repensar, interrogar e mesmo dessacralizar esta forma de organização que tem sido vista, por todo mundo, como sendo capaz de garantir direitos e liberdades individuais. Como objeto de estudo e como forma de estruturação social, a ideia de democracia pode ser discutida no quadro de uma diversidade de campos epistémicos e de um conjunto diverso de interpretações e focos. Pareceria pois necessário um exercício argumentativo que percorresse a História, o Direito, a Filosofia, a Ciência Política, a Antropologia, a Economia…

Recebido em: 04/01/2020.
Aprovado em: 10/02/2020

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Biografia do Autor

  • Eunice Macedo, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação

    Universidade do Porto, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Centro de Investigação e Intervenção Educativas. (Porto, Portugal). 

  • Alexandra Carvalho, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto

    Bolsista de Investigação do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE), da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. 

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Publicado

2020-03-17

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Macedo, E., & Carvalho, A. (2020). Democratizar a democracia: debate em torno de encontrar lugar. Educação Em Revista, 21, 135-158. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2020.v21esp.10.p135