TÉCNICA E ENSINO: UM DILEMA EXISTENCIAL OU ÉTICO POLITICO?

Autores/as

  • Jonas Rangel ALMEIDA

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2016.v17n02.08.p97

Palabras clave:

Técnica. Tecnologias, Educação, Cuidado, Ética

Resumen

O objetivo deste texto é discutir quais os efeitos que a técnica e seus desdobramentos incidem sobre o ensino e as práticas educativas na escola contemporânea. Compreende-se que esse processo produz uma série de dilemas, cujos efeitos estão se tornando perceptíveis atualmente para a atuação dos educadores. Quais são as formas de tratamento, de atenção e de cuidados mais acertados nessa relação com a técnica em um mundo em que seus desdobramentos ameaçam diluir as fronteiras estabelecidas em torno da autoridade pedagógica e da disciplina escolar? Para pensar esse problema confrontam-se as diferentes interpretações dessa questão na obra de Heidegger e de Foucault. De um lado, Heidegger oferece um caminho pelo pensamento que necessariamente passa pelo cuidado ontológico, pela angústia de ser-no-mundo e de uma relação mais atenta com a técnica; e, de outro, Foucault ao problematizar a questão do cuidado com a verdade nos mostra como essa relação implica uma problematização das práticas de assujeitamento e dos modos de subjetivação na cultura ocidental. Dessa maneira, espera-se neste exercício pensar de que modo o problema da técnica estabelece relações com o desenvolvimento das formas de ensino clariicando os impasses colocados ao papel dos educadores auxiliandonos buscar formas alternativas de ação.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Jonas Rangel ALMEIDA

    O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

    E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Publicado

2016-09-06

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

ALMEIDA, J. R. (2016). TÉCNICA E ENSINO: UM DILEMA EXISTENCIAL OU ÉTICO POLITICO?. Educação Em Revista, 17(2). https://doi.org/10.36311/2236-5192.2016.v17n02.08.p97