EDUCAÇÃO DE QUALIDADE: CONCEPÇÕES DA EQUIPE DE GESTÃO E DE DOCENTES ACERCA DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO NA ESCOLA E DA AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2014.v15n01.4744Palabras clave:
Qualidade de ensino. Avaliação em larga escala. Gestão escolar.Resumen
Este estudo teve como objetivo analisar as concepções da equipe de gestão (diretor, auxiliar de direção e coordenador) e de docentes de duas escolas públicas municipais do interior paulista sobre educação de qualidade a partir de dois eixos principais: organização do trabalho na escola e avaliação em larga escala. A pesquisa identificou que, em uma escola, apesar de abordarem os conteúdos das avaliações externas no trabalho escolar, os profissionais consideram que outros conteúdos também são importantes para a formação dos alunos. Na outra escola, por sua vez, o processo educativo parece voltar-se, quase que exclusivamente, para o bom desempenho dos alunos nessas avaliações. Ao final, apresentamos alguns questionamentos com intuito de destacar as possibilidades de os profissionais que atuam no ambiente escolar promoverem mudanças no sentido de uma educação que não priorize apenas obtenção de resultados positivos nas avaliações externas.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2015 Educação em Revista
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.