SISTEMA DE AVALIAÇÃO PAULISTA E ESCOLAS: DIFERENTES RELAÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2018.v19n2.11.p161Palavras-chave:
Política educacional, Gestão escolar, SARESPResumo
Esta pesquisa teve como objetivo analisar as relações que as políticas produzidas no interior das escolas estabelecem com o Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP). Para o desenvolvimento da investigação, foram adotadas como referência algumas contribuições conceituais formuladas por Stephen Ball e colaboradores. Em linhas gerais, tais formulações contêm grande potencialidade para avançar em relação ao enfoque analítico estadocêntrico, na medida em que permitem operar com uma nova perspectiva de análise que deixa de focalizar apenas a ação estatal e valoriza as ações exercidas pelos profissionais que atuam nas escolas. O estudo envolveu quatro unidades escolares, pertencentes à rede estadual de ensino paulista e vinculadas a uma Diretoria de Ensino do interior de São Paulo, que foram selecionadas por atenderem níveis diferentes de ensino. Ao longo do processo investigativo, foram feitas visitas de observação, participações em reuniões e entrevistas com professores, professores-coordenadores, vice-diretores e diretores das referidas escolas. Os resultados indicaram que as escolas não tomam, necessariamente, o SARESP como o elemento norteador do trabalho escolar e, também, não desenvolvem suas práticas educativas tendo como foco principal o aumento do desempenho dos alunos nesse sistema avaliativo e o cumprimento das metas anuais.
Recebido em: 22/02/2018.
Aprovado em:09/10/2018.
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