O discurso hegemônico sobre o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na educação nas vozes de professores de Sociologia de Marabá/PA

Autores/as

  • Viviane Toraci Alonso de Andrade Fundação Joaquim Nabuco
  • Edna Cristina Jaques Brelaz Castro Fundação Joaquim Nabuco

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2021.v22n2.p9

Palabras clave:

Discurso hegemônico, Educação Básica, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação

Resumen

A educação tem se constituído um espaço fértil à disseminação do discurso hegemônico, objetivando a evolução do ensino à lógica de mercado. Neste artigo, discutimos a composição da rede de práticas do Pacto pela Educação no Pará (PEP) e como o discurso hegemônico é incorporado aos processos educacionais e nas vozes dos professores de Sociologia em Marabá. Constituíram-se como métodos: análise bibliográfica e pesquisa de campo. A análise bibliográfica nos direcionou à Análise do Discurso Crítica (ADC), elaborada por Norman Fairclough. Os dados foram coletados mediante aplicação de survey junto a professores da disciplina de Sociologia nas escolas públicas de ensino médio. O resultado evidencia que os enunciados dos professores reproduzem a associação entre as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e aprendizagem, tal qual são produzidos na rede de práticas, estando materializados nos marcos regulatórios da política educacional. 

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Viviane Toraci Alonso de Andrade, Fundação Joaquim Nabuco

    Doutora em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (2014); desde fevereiro de 2007, servidora concursada da Fundação Joaquim Nabuco e lotada desde 2015 na Diretoria de Formação Profissional e Inovação (DIFOR). Coordenadora 2016/2019 do Programa Institucional Valorização Docente na Educação Básica. Docente e coordenadora do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional - ProfSocio, coordena o Laboratório Multiusuários em Humanidades (multiHlab).

  • Edna Cristina Jaques Brelaz Castro, Fundação Joaquim Nabuco

    Mestra em Sociologia pela Fundação Joaquim Nabuco - Fundaj (2020); coordenadora de Acompanhamento e Avaliação de Projetos Pedagógicos de Curso (PPC), na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Referencias

ANDRADE, Viviane Toraci Alonso de; ZARIAS, Alexandre; PADILHA, Suiany Carvalho. Divulgação científica na internet e o ensino de ciências humanas na educação básica. Projeto de Pesquisa, 21 f., maio, 2016.

ANDRADE, Viviane Toraci Alonso de. Educação básica e letramento digital: limitações das políticas públicas federais. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE LA RED ESTRADO, 12., 2018, Lima, Peru. Actas do […]. Lima, Peru: Red Estrado. p. 46. Disponível em: http://redeestrado.org/wp-content/uploads/2018/02/Anais-Redestrado-2018.pdf. Acesso em: 05 dez. 2020.

ANTUNES, Ricardo. Coronavírus [recurso eletrônico] : trabalho sob fogo cruzado. 1ª ed, São Paulo: Boitempo, 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base nacional comum curricular: Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 05 dez 2020.

CAETANO, Maria Raquel. Agora o Brasil tem uma Base! A BNCC e as influências do setor empresarial. Que Base? Educação em Revista, Marília, v. 21, n. 02, p. 65-82, 2020. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/educacaoemrevista/article/view/9993. Acesso em: 04 dez. 2020.

CALORI, José Valmir; ARRUDA, Marina Patrício de. Gestão: competências e habilidades para o século XXI. 1ª ed., Curitiba: Appris, 2020.

CHOULIARAKI, Lilie; FAIRCLOUGH, Norman. Discourse in late modernity: rethinking critical discourse analysis. Edinburgh University Press, 2002.

CASTRO, Edna Cristina Jaques Brelaz. Tecnologias digitais de informação e comunicação na prática do docente de Sociologia no ensino médio na cidade de Marabá/PA. 127 f. 2020. Dissertação (Mestrado) - Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional -ProfSocio, Fundação Joaquim Nabuco, Recife. Disponível em: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/56966. Acesso em: 05 dez. 2020.

DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir. 2ed. São Paulo: Cortez Brasília, DF: MEC/UNESCO, 2003

FAIRCLOUGH, Norman. Language and power. New York: Longman, 1989.

FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e mudança social. Brasília: UnB, 2001.

FAIRCLOUGH, Norman. Analysing Discourse: textual analysis for social research. London: Routledge, 2003.

FAIRCLOUGH, Norman. Methods of critical discourse analysis. Londres: Sage, 2005.

FERNANDES, Alessandra Coutinho. Análise de Discurso Crítica: para leitura de textos da contemporaneidade. Curitiba: Intersaberes, 2014. (Série Língua Portuguesa em Foco).

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do Cárcere. Edição Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001. Volume 2.

GENTILI, Pablo. A falsificação do consenso: simulacro e imposição na reforma educacional do neoliberalismo. Vozes: Petrópolis, 2001.

GOVERNO e sociedade lançam Pacto pela Educação no Pará. IOEPA, Belém, 26/03/2013. Notícias. Disponível em: http://www.ioepa.com.br/2012/noticias.aspx?id=815. Acesso em: 14 dez. 2020.

KRAWCZYK, Nora. O PDE: novo modo de regulação estatal? Cad. Pesquisa. 2008, vol.38, n.135, p. 797-815, dez. 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742008000300013&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 05 dez. 2020.

LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2019.

FREITAS, Luiz Carlos de. A luta por uma pedagogia do meio: revisando o conceito. In: PISTRAK, Moisey Mikhaylovich. Escola Comuna. São Paulo: Expressão Popular, 2009.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. IBGE: Cidades e Estados, 2019. Página principal. Disponível em: https://www.ibge.gov.br . Acesso em 14 dez. 2020.

MARTINS, Erika Moreira. Todos pela Educação? Como os empresários estão determinando a política educacional brasileira. Rio de Janeiro: Lamparina, 2016.

PARÁ. Guia de Contribuição do setor Privado para o Pacto pela Educação do Pará, elaboração Equipe Synergos, 2015a.

PARÁ. Sistema de Governança do Pacto pela Educação do Pará. Elaboração Equipe Synergos, 2015b. Disponível em: https://syngs.info/files/pacto-pela-educacao-do-para-brasil-relato-e-avaliacao-2012-2017.pdf. Acesso em: 05 dez. 2020.

PROGRAMA INTERNACIONAL DE AVALIAÇÃO DE ESTUDANTES (PISA). INEP-MEC, Apresentação. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/pisa. Acesso em: 14 dez. 2020.

SYNERGOS. Synergos.org, 2017. Página inicial. Disponível em: https://www.synergos.org/about/approach. Acesso em: 14 dez. 2020.

SILVA, Kátia Karine Duarte da. A nova Pedagogia da hegemonia: educação e ensino de Sociologia no contexto neoliberal. In: BODART, Cristiano das Neves (org.). Sociologia e Educação: debates necessários, 1. ed., v. 2, Maceió, AL: Café com Sociologia. Brasil, 2020. 284 p.

SPRING, Joel. Como as corporações globais querem usar as escolas para moldar o homem para o mercado. Tradução de Ana Júlia Galvan. Campinas, SP: Vide Editorial, 2018.

TARLAU, Rebecca; MOELLER, Kathryn. O consenso por filantropia: como uma fundação privada estabeleceu a BNCC no Brasil. Currículo sem Fronteiras, v. 20, n. 2, p. 553-603, maio/ago. 2020. Disponível em: https://www.curriculosemfronteiras.org/vol20iss2articles/tarlau-moeller.pdf. Acesso em: 03 dez. 2020.

UNESCO. Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura. Relatório Conciso de Monitoramento Global: Educação Para Todos 2000-2015. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000232699. Acesso em: 05 dez. 2020.

Publicado

2021-08-13

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Andrade, V. T. A. de, & Castro, E. C. J. B. (2021). O discurso hegemônico sobre o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na educação nas vozes de professores de Sociologia de Marabá/PA. Educação Em Revista, 22(2), 9-26. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2021.v22n2.p9