The NITCHS and Education: dialogues about human formation and technlogy in the present days
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2020.v21n01.03.p25Keywords:
Technologies, Classroom, PersonAbstract
This article presents a problematization about the formation of teachers considering the need to think not only the role of technologies in the school environment but, and above all, the human value present in this relation. The use of mobile technologies alone is not the guarantee for the success expected in classrooms to happen, it takes more than that, motivation and proper training for teachers is essential. In addition to technical knowledge about the use of technological instruments, it is important that teachers consider that the current public of schools, known as digital natives, are part of a new configuration of students and respect their culture, history and social interaction should also be part of teacher training topics. For this, we conducted a research, using a research tool containing open questions to a group of high school students in order to identify how occur the activities in groups guided by the teacher as a home activity. The result shows that face-to-face interactions are still present and valued by digital natives, which helps to think pedagogical practices in which technologies are present.
Recebido em: 30/10/2019.
Aprovado em: 09/03/2020.
References
ADORNO, Theodor W. Educação e Emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra.1995.
AGÊNCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES – ANATEL. Dados da quantidade de telefones no Brasil em abril de 2018: Disponível em: <http://www.teleco.com.br/ncel.asp> Acessado em: 05/04/2018.
ALMEIDA, L. S. Facilitar a Aprendizagem: Ajudar os estudantes a aprender e a pensar. Revista Psicologia Escolar e Educacional. Universidade do Minho, v.6, n. 2, p. 155-165, 2002.
BAKHTIN, Mikhail: Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 2013.
BRUZZI, D. Ação institucional de avaliação sobre a disseminação de tecnologia educacional no projeto UCA - Um computador por Aluno Brasil – UFC, 2012.
______. Uso da tecnologia na educação, da história à realidade atual. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/sv/article/viewFile/42325/21309> Acesso em 17 mai. 2018.
COLL, C. O Construtivismo na sala de aula. São Paulo: Ática, 2011.
COSTA, M. V. (org.) A educação na cultura da mídia e do consumo. Rio de Janeiro: Lamparina. 2009.
DREYFUS, H. L.; RABINOW, P. Michel Foucault.Uma Trajetória Filosófica. Para além do estruturalismo e da hermenêutica. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.
ESTEVE, J. M. Mudanças sociais e função docente. In: NÒVOA, A. Profissão professor. 2. ed. Porto: Porto Editora. 2014. p. 93-124.
KILPATRICK, Willian Heard. Educação para uma sociedade em transformação. Petrópolis: Vozes, 2011.
MANSANO, S. R. V. Sujeito, subjetividade e modos de subjetivação na contemporaneidade. Revista de Psicologia da UNESP, Assis, v. 8, n. 2, p. 110-117, 2009.
MATURANA, H. Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte: UFMG. 2002
MORAES, M. C. e NAVAS, J. M. B. Complexidade e Transdiciplinaridade em Educação. Rio de Janeiro: EditoraWak, 2010.
______. O paradigma educacional emergente. Campinas: Papirus, 2011.
MORENO, M.; SASTRE, G. O significado afetivo e cognitivo das ações. In: ARANTES, V. A. (org.) Afetividade na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 2003, p 87-106.
PAIXÃO, Sergio Vale da. Sentimentos na rede e educação: um estudo a partir das narrativas de jovens nas redes sociais. Curitiba: CRV, 2017.
PRENSKY, Marc. Digital Natives, Digital Immigrants. MCB University Press, 2001. Disponivel em: <http://www.marcprensky.com/writing/Prensky%20%20Digital%20Natives,%20Digital%20Immigrants%20%E2%80%90%20Part1.pdf> Acessado em: 05/10/2016
______. Digital natives, digital immigrants. Disponível em:<https://www.marcprensky.com/writing/Prensky%20-%20Digital%20Natives,%20Digital%20Immigrants%20-%20Part1.pdf> Acesso em: 10. Mai. 2018.
ROSA, Rosemar. Trabalho docente: dificuldades apontadas pelos professores no uso das tecnologias. Disponível em: <http://revistas.uniube.br/index.php/anais/article/viewFile/710/1007> Acesso em: 21 mai. 2018.
SANTOS, J. F. O desafio de promover a aprendizagem significativa. Disponível em: http://www.juliofurtado.com.br/textodesafio.pdf. Acesso em: 16/02/15.
SANTOS, Reinaldo. EDUCAÇÃO, TicsE INCLUSÃO/EXCLUSÃO. Disponível em:<http://www.uel.br/grupo-estudo/processoscivilizadores/portugues/sitesanais/anais14/arquivos/textos/Mesa_Coordenada/Trabalhos_Completos/Reinaldo_Santos.pdf> Acesso em: 24. mai. 2018
SIMIONATTO, I. Sociedade civil, hegemonia e cultura: a dialética gramsciana entre estrutura e superestrutura. In: BACCEGA, M.A (ORG.). Comunicação e culturas do consumo. São Paulo: Editora Atlas, 2008, p.88-104.
Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle - SIEMC – MEC. Inovação e criatividade: na educação básica. Disponivel em: <http://simec.mec.gov.br/educriativa/detalhe.php?mapid=335>. Acesso em 14/05/2018.
SOUZA, Caroline N. M. de.A importância da mediação pedagógica transdisciplinar em EAD que se utiliza de imagens para a busca do conhecimento e da efetivação do aprendizado. Disponível em:<https://editora.unoesc.edu.br/index.php/visaoglobal/article/viewFile/624/285> Acesso em 24. Mai. 2018.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.
WESTBROOK, Robert B.; TEIXEIRA , Anísio; ROMÃO, José E.; RODRIGUES, Verone L. (Orgs.). John Dewey. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.