A metodologia do programa a união faz a vida: o protagonismo na primeira infância
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2019.v20n2.08.p109Palavras-chave:
Pedagogia de projetos, Protagonismo infantil, Educação infantilResumo
Inúmeras são as iniciativas metodológicas na educação infantil para se trabalhar os conteúdos com as crianças. O termo “projeto”, no contexto da educação para a primeira infância, tem sido bastante utilizado pelos educadores, porém com inúmeros formatos. O objetivo desse artigo é o de apresentar uma metodologia utilizada em um programa de responsabilidade social de uma cooperativa de crédito que se utiliza da pedagogia ativa, via metodologia de projetos, para fortalecer a formação continuada de educadores nas escolas do Brasil. No Programa “A União Faz A Vida”, como é conhecido nacionalmente, os projetos desenvolvidos pelas crianças e adolescentes, em conjunto com os demais agentes do Programa, têm na sua essência a construção e vivências de atitudes e valores de cooperação e cidadania. Nossa proposta é de problematizar a metodologia, que tem sido realizada ao longo dos anos com maior presença no ensino fundamental, aproximando-a ao contexto da educação infantil possibilitando uma releitura metodológica.
Recebido em: 13/06/2019
Aceito em: 26/07/2019
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