TRAINING FOR EJA IN THE PEDAGOGY COURSE AT UNESP IN MARÍLIA AND THE CONTRIBUTION OF PIBID

Authors

  • Laís Freitas Van Opstal Nascimento Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho
  • Claudia Pereira de Padua Sabia Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2021.v22esp2.p55

Keywords:

Formação de Professores, EJA, PIBID

Abstract

Youth and Adult Education (EJA) is a modality of Basic Education. EJA is for people over the age of 15 who have not completed elementary school and / or high school. The purpose of this study is to identify how EJA training takes place in the Pedagogy course at the University at the São Paulo State Júlio Mesquita Filho (UNESP) at the campus in Marília and to verify the possible contributions of the Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships (PIBID) for acting in EJA. The methodology used was bibliographic and documentary research. As a result of the study, we highlight the importance of student access to this modality within the university, the need for specialized training for students graduating from EJA classrooms and the fundamental role of the program as a helper and mediator of these two needs, anticipating this contact with the classroom and offering a different look at an emancipatory and necessary practice that all pedagogy students need to obtain when they become teachers, so that, if they take over an EJA room, they know a better way to conduct classes.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Laís Freitas Van Opstal Nascimento, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho

    Cursa Pós-Graduação em Psicopedagogia Clínica, Institucional, Hospitalar e Empresarial, pelo Grupo Rhema Educação. Pedagoga (Licenciatura Plena) com aprofundamento em Educação Infantil pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Campus de Marília.

  • Claudia Pereira de Padua Sabia, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho

    Doutorado em Educação (2007) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Pós-Doutorado em Avaliação Educacional (UNICAMP, 2020); professora Assistente do Departamento de Administração e Supervisão Escolar - DASE da Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC da UNESP, campus de Marília.

References

ARRUDA, N.D. Um estudo sobre a exclusão e a reinserção escolar de alunos da Educação de Jovens e Adultos no município de Rio Claro, 95 f., 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. Curso de Pedagogia, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, 2011.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1.996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm> Acesso em: 22-set-2020.

_______. Ministério da Educação. Decreto 7.219, de 24 de junho de 2.010. Dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7219.htm.> Acesso em: 22-out-2020.

_______. PIBID. Disponível em: <https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/educacao-basica/pibid.> Acesso em: 27-ago-2020.

______ . INEP. Sinopse Estatísticas da Educação Básica 2019. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/web/guest/sinopses-estatisticas-da-educacao-basica.> Acesso em: 31- jan- 2020.

BROCANELLI, C.R.B. et. al. PIBID Interdisciplinar – EJA e formação de professores: Desafios históricos e pedagógicos. In: MENDONÇA, S.G.L. et. al. (orgs.). PIBID/UNESP forma(a)ção de professores: percursos e práticas pedagógicas em Ciências Humanas. Marília: Oficina universitária: São Paulo: Cultura Acadêmica, p.143-162, 2018.

CAMPOS, K.L. O capital cultural e a formação de estudantes do Curso de Pedagogia da Unesp/Bauru, 73 f., 2017. Trabalho de Conclusão de Curso, Curso de Pedagogia, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Bauru, 2017.

CARDOSO, D.B. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência: potencializador na formação docente dos acadêmicos do Curso de Pedagogia. Eventos pedagógicos. Mato Grosso. v. 6, nov./ 2015. Disponível em: <http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/eventos/article/view/2017.> Acesso em: 22-set-2020.

CORBANEZI, C.C.N. Registros em sala de EJA: instrumentos para a vida e aprendizagem, 54f., 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. Curso de Pedagogia, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, 2011.

DI PIERRO, M.C. Tradições e Concepções de Educação de Jovens e Adultos. In: CASTELI JÚNIOR, R. (org.) Formação e Práticas na Educação de Jovens e Adultos. São Paulo: Ação Educativa, p.9-22, 2017.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

FURLANETTI, M.P.F.R; CAMARGO, M.R.R.M. Quando a atuação vira formação: Desafios para a docência em EJA. Alfabetização, escrita e leitura. In: MENDONÇA, S.G.L. et. al (orgs.). PIBID/UNESP forma(a)ção de professores: percursos e práticas pedagógicas em Ciências Humanas. Marília: Oficina universitária: São Paulo: Cultura Acadêmica, p.197- 210, 2018.

GATTI, B. A; NUNES, M.M.R (orgs.). Formação de professores para o ensino fundamental: estudo de currículos das licenciaturas em pedagogia, língua portuguesa, matemática e ciências biológicas. São Paulo: FCC/DPE, 2009. Disponível em: <http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/textos_fcc/arquivos/1463/arquivoAnexado.pdf > Acesso em: 22-set-2020.

GATTI, B. A.; BARRETTO, E. S.S. (coord.). Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESP, 2009. Disponível em: <https://www.fcc.org.br/fcc/wp-content/uploads/2019/04/Professores-do-Brasil-impasses-e-desafios.pdf> Acesso em: 20-set-2020.

GUIA DO ESTUDANTE. Pedagogia: veja as melhores faculdades para futuros educadores. Da redação, [s.l], 22 fev. 2018. Disponível em: <https://guiadoestudante.abril.com.br/blog/melhores-faculdades/pedagogia-veja-as-melhores-faculdades-para-futuros-educadores/ >Acesso em :06-jan-2020.

HADDAD, S. Educação de Jovens e Adultos, Direito Humano e Desenvolvimento Humano. In: CASTELI JÚNIOR (org.) Formação e Práticas na Educação de Jovens e Adultos. São Paulo: Ação Educativa, 2017, p. 25-42.

IBGE. Marília: população estimada. [s.l, s.n.] 2020. Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/sp/marilia.html?> Acesso em: 23-nov-2020.

MARÍLIA. Lei Orgânica do Município de Marília, de 4 de abril de 1990.

Disponível em: <https://www.marilia.sp.gov.br/prefeitura/wp-content/uploads/2012/10/Lei_Organica.pdf.> Acesso em: 01-nov-2020.

______. Lei Ordinária 8.354, de 19 de fevereiro de 2019. Regulamenta o sistema municipal de ensino de Marília e dá outras providências. Disponível em: <https://sapl.marilia.sp.leg.br/pysc/download_norma_pysc?cod_norma=38693&texto_original=1>

MARQUEZAN, F.F.; SCREMIN, G; SANTOS, E.A.V. Aprendizagem da docência na formação inicial de professores: contribuições do Pibid/Pedagogia. Educação Por Escrito. Porto Alegre: v. 8, n. 1, p. 112-128, jan.-jun. 2017.

MENDONÇA, S.G.L. et. al. PIBID/UNESP: consolidação de um percurso. In: MENDONÇA, S.G.L. et. al (orgs.). PIBID/UNESP forma(a)ção de professores: percursos e práticas pedagógicas em Ciências Humanas. Marília: Oficina Universitária: São Paulo: Cultura Acadêmica, p. 17-31, 2018.

MIGUEL, J. C. A formação do Educador de Jovens e Adultos no contexto do PIBID/CAPES/MEC/UNESP: um estudo sobre a especificidade e a profissionalização docente em EJA. In: XI Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores e I Congresso Nacional de Formação de Professores, 2011, Águas de Lindóia/SP-São Paulo/SP: Tec Art, 2011. v. 1. p. 3136-3147. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/139858>. Acesso 21-nov-2020.

NEVES, E. R.; FERENC, A. V. F. O PIBID pedagogia e a aprendizagem da docência: entre proposições e ações efetivas. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 11, n. 4, p. 2046–2063, 2016. Disponível em: <https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7816.> Acesso em: 12-dez-020.

SÃO PAULO. Lei 952, de 30 de janeiro de 1976, Dispõe sobre criação da Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" e dá providências correlatas. Disponível em: <https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/lei/1976/lei-952-30.01.1976.html. >Acesso em: 12-nov-2020.

UNESP. [s.l., s.n.] 01 jan. 2017. Disponível em: <https://www.marilia.unesp.br/#!/instituicao/apresentacao/a-faculdade-hoje9745/ >Acesso em: 28-dez-2020.

______. [s.l., s.n.] 03 mar. 2018. Disponível em: <https://www2.unesp.br/portal#!/sobre-a-unesp/historico/ >Acesso em: 29-dez-2020.

VENANCIO, J.C. Os anos iniciais da Educação de Jovens e Adultos no Município de Marília/SP e Presidente Prudente/SP: uma análise das políticas públicas educacionais e suas influências no desenvolvimento de propostas em EJA. 330 f. 2011. Dissertação. Mestrado em Educação. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Presidente Pudente, 2011.

VICENTE, M.F; LEITE, Y.U.F. O impacto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação inicial de professores. Congresso Nacional de Formação de Professores; Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 2643-2655 Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/141768> Acesso em: 20-fev-2021.

Published

2021-12-22

How to Cite

Nascimento, L. F. V. O., & Sabia, C. P. de P. (2021). TRAINING FOR EJA IN THE PEDAGOGY COURSE AT UNESP IN MARÍLIA AND THE CONTRIBUTION OF PIBID . Educação Em Revista, 22(esp2), 55-72. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2021.v22esp2.p55

Most read articles by the same author(s)