As NTICS e Educação: diálogos sobre formação humana e tecnológica na atualidade
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2020.v21n01.03.p25Palavras-chave:
Tecnologias, Sala de aula, Interação pessoalResumo
Esse artigo apresenta uma problematização acerca da formação de professores considerando a necessidade de se pensar não apenas o papel das tecnologias no ambiente escolar mas, e sobretudo, o valor humano presente nessa relação. O uso de tecnologias móveis apenas não é a garantia para que o sucesso esperado nas salas de aula aconteçam, é preciso mais que isso, motivação e formação adequada para os professores é essencial. Além de conhecimentos técnicos sobre a utilização dos instrumentos tecnológicos é importante à consideração, por parte dos docentes, de que o atual público das escolas, conhecidos como nativos digitais, fazem parte de uma nova configuração de estudantes e o respeito a sua cultura, história e convívio social devem fazer parte também das temáticas de formação de professores. Para isso, realizamos uma investigação, por meio de um instrumento de pesquisa contendo perguntas abertas, a um grupo de estudantes do ensino médio no intuito de identificar como ocorrem as atividades em grupos orientadas pelo professor como atividade para casa. O resultado nos aponta que as interações face a face ainda são presentes e valorizadas pelos nativos digitais, o que colaborar para um pensar práticas pedagógicas em que as tecnologias estejam presentes.
Recebido em: 30/10/2019.
Aprovado em: 09/03/2020.
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