A SOCIALIZAÇÃO DOS PROFESSORES E OS CICLOS DE VIDA PROFISSIONAL
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2003.v4n4.9351Palavras-chave:
socialização de professores, vida profissional em PortugalResumo
o texto, inspirado na literatura, tenta sistematizar a problemática da socialização de professores - um processo ao longo da vida e que é materializado em etapas formais e itúormais. Enquanto que as etapas formais se caracterizam na formação inicial, contínua e especializada de professores (com suas potencialidades), as informais caracterizam-se na socialização antecipatória e na formação permanente (esta mais ampla e que vai para lá da formação profissional). Desta constatação emergem ciclos de vida profissional que têm implicações óbvias sobre o ser, o estar e o actuar do professor - dimensão praxiológica e axiológica.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2003 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.