A SOCIALIZAÇÃO DOS PROFESSORES E OS CICLOS DE VIDA PROFISSIONAL

Autores

  • António Camilo CUNHA Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2003.v4n4.9351

Palavras-chave:

socialização de professores, vida profissional em Portugal

Resumo

o texto, inspirado na literatura, tenta sistematizar a problemática da socialização de professores - um processo ao longo da vida e que é materializado em etapas formais e itúormais. Enquanto que as etapas formais se caracterizam na formação inicial, contínua e especializada de professores (com suas potencialidades), as informais caracterizam-se na socialização antecipatória e na formação permanente (esta mais ampla e que vai para lá da formação profissional). Desta constatação emergem ciclos de vida profissional que têm implicações óbvias sobre o ser, o estar e o actuar do professor - dimensão praxiológica e axiológica.

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Biografia do Autor

António Camilo CUNHA, Universidade do Minho

Universidade do Minho - Instituto de Estudos da Criança (Centro de Investigação e Formação de Professores de Educação da Criança - Unidade de Investigação - Literacia e Bem -Estar da Criança) -  Portugal

Referências

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Publicado

2019-10-21

Como Citar

CUNHA, A. C. (2019). A SOCIALIZAÇÃO DOS PROFESSORES E OS CICLOS DE VIDA PROFISSIONAL. Educação Em Revista, 4(4), 51–64. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2003.v4n4.9351

Edição

Seção

Artigos