Um estudo das produções científicas sobre a atuação do PIBID/UNESP na formação inicial de professores
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2021.v22n1.p119Palavras-chave:
PIBID, UNESP, formação inicial de professoresResumo
A formação inicial de professores tem se constituído como uma das principais fontes de investigação de análise e compreensão do desenvolvimento deste profissional. Tendo em vista a importância da docência para a sociedade, este estudo enfatiza o papel do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, que tem se apresentado como uma ação que visa incentivar essa formação, buscando a valorização e o reconhecimento da docência. Para tanto, o objetivo foi identificar e analisar teses e dissertações sobre a atuação do PIBID/Unesp na formação inicial de professores, sendo este estudo de abordagem qualitativo e de natureza bibliográfica. Foram analisadas 06 produções científicas sendo possível identificar que as pesquisas dessa temática ocorreram a partir de 2013 junto aos programas de pós-graduação em Educação Escolar, Educação Matemática e Educação. As produções analisadas apontaram que os principais resultados da atuação do PIBID/Unesp na formação inicial de professores foram as reflexões e vivências proporcionadas pelo ambiente educacional, o desenvolvimento de ações colaborativas e as trocas de experiências. Diante disso, pode-se concluir que o PIBID/Unesp tem atuado de forma favorável na formação inicial de professores e que suas ações e desenvolvimento tem se aproximado aos objetivos propostos pelas diretrizes de formação docente.
Recebido em: 04/09/2019.
Aprovado em: 12/11/2020
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