Percursos de elites económicas jovens. Portugal. Séc. XXI: Vozes, mais ou menos, poderosas e prospecções de vida
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2009.v10n2.649Palavras-chave:
Educação de elites. Vozes poderosas. Autismo social e cultural. Cidadania parcialResumo
Neste artigo, discute-se a construção de percursos de jovens elites económicas em Portugal, no início do séc. XXI, numa instituição de educação privada, implantada no seio de uma globalização económica política e cultural em que se parece legitimar um modelo de escolha educativa de tipo neoliberal, centrado na competitividade e na importação, para a escola, de mecanismos de regulação empresarial. (Re)tomam-se e discutem-se as vozes poderosas de jovens, rapazes e raparigas, que narram as suas expectativas face ao percurso escolar de compleição do Ensino Secundário e de desenvolvimento do percurso académico, no Ensino Superior, e da posterior inserção no mundo de trabalho, abordando o cadinho de desenvolvimento desse percurso, em contextos de socialização que se complementam, trazendo vias e constrangimentos no nível das dimensões de idade, género e de classe social, na construção como cidadãos consumidores2 .Downloads
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