ORGANIZAÇÃO DE ESPAÇOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÃO A PARTIR DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2015.v16n02.04.p43Palavras-chave:
Educação. Educação Infantil. Organização do espaço. Formação continuada de professores.Resumo
O artigo tem por inalidade discutir a importância do planejamento e da organização do espaço escolar no processo de aprendizagem e de desenvolvimento intelectual e pessoal das crianças. Parte do pressuposto de que o espaço constitui-se elemento curricular essencial de um projeto educativo e relete as crenças e as concepções pedagógicas assumidas por seus proissionais. Trata-se de discussão acerca de pesquisa de
intervenção em uma escola pública de Educação Infantil do município de Araçatuba-SP, por meio da qual foram efetuadas observações sistemáticas e intervenções pedagógicas realizadas em horários de formação continuada da equipedocente. As contribuições teóricas dentro da abordagem Histórico-Cultural apontam que a organização do espaço confere à criança o direito de tornar-se ativa, participativa e, portanto, protagonista do seu processo de aprendizagens e desenvolvimento tipicamente social. Como resultado conquistado, é possível concluir que os novos arranjos espaciais realizados na escola puderam contribuir de forma signiicativa para a constituição de
uma escola potencialmente mais humanizadora e de qualidade.
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