ORGANIZAÇÃO DE ESPAÇOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÃO A PARTIR DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

Autores

  • Ana Cláudia Bonachini MENDES
  • Elieuza Aparecida de LIMA
  • Marilete Terezinha De MARCO

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2015.v16n02.04.p43

Palavras-chave:

Educação. Educação Infantil. Organização do espaço. Formação continuada de professores.

Resumo

O artigo tem por inalidade discutir a importância do planejamento e da organização do espaço escolar no processo de aprendizagem e de desenvolvimento intelectual e pessoal das crianças. Parte do pressuposto de que o espaço constitui-se elemento curricular essencial de um projeto educativo e relete as crenças e as concepções pedagógicas assumidas por seus proissionais. Trata-se de discussão acerca de pesquisa de
intervenção em uma escola pública de Educação Infantil do município de Araçatuba-SP, por meio da qual foram efetuadas observações sistemáticas e intervenções pedagógicas realizadas em horários de formação continuada da equipedocente. As contribuições teóricas dentro da abordagem Histórico-Cultural apontam que a organização do espaço confere à criança o direito de tornar-se ativa, participativa e, portanto, protagonista do seu processo de aprendizagens e desenvolvimento tipicamente social. Como resultado conquistado, é possível concluir que os novos arranjos espaciais realizados na escola puderam contribuir de forma signiicativa para a constituição de
uma escola potencialmente mais humanizadora e de qualidade.

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Biografia do Autor

Ana Cláudia Bonachini MENDES

O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Elieuza Aparecida de LIMA

O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Marilete Terezinha De MARCO

O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

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Publicado

2015-10-16

Como Citar

MENDES, A. C. B., LIMA, E. A. de, & MARCO, M. T. D. (2015). ORGANIZAÇÃO DE ESPAÇOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÃO A PARTIR DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES. Educação Em Revista, 16(2). https://doi.org/10.36311/2236-5192.2015.v16n02.04.p43

Edição

Seção

Artigos

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