Do sul ao nordeste

aproximações e particularidades entre a Revista História da Educação [RHE] e a revista History of Education in Latin America [HistELA]

Autores

  • Priscila Muniz Coutinho Universidade Federal de Uberlândia
  • Ariane Dias Borges Universidade Federal de Uberlândia
  • Isadora Araújo Menezes Universidade Federal de Uberlândia
  • Palloma Victoria Nunes e Silva Universidade Federal de Uberlândia
  • Sauloéber Tarsio de Souza Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2021.v22n2.p85

Palavras-chave:

Historiografia da Educação, Periódicos especializados, Bibliometria

Resumo

O texto versa sobre dois periódicos científicos especializados no campo da História da Educação: a Revista História da Educação (RHE, UFRGS/UFSM/PUC-RS - 1997) e a History of Education in Latin America (HistELA, UFRN – 2018), tratando-se da primeira revista especializada e a mais recente lançada no país. O trabalho objetiva corroborar para a produção de conhecimento acerca dos veículos de difusão da ciência e contribuir para o desenvolvimento de reflexões gerais sobre o referido campo de estudos no Brasil. Deste modo, desenvolvemos uma análise comparativa bibliométrica das temáticas, recorte temporal e recorte espacial das publicações tomando como fontes o conteúdo das páginas online das revistas, levantamento bibliográfico sobre o tema, pesquisas já realizadas com a mesma proposta e entrevista com uma editora da HistELA. A discussão sobre as aproximações e particularidades entre periódicos de contextos distintos contribui para a compreensão do campo científico como espaço de movimento, conflito e colaboração. Os dados observados permitem traçar características importantes do campo que se mantém nos periódicos analisados e marcar suas diferenças em função das duas décadas de atividades que as separam.

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Biografia do Autor

Priscila Muniz Coutinho, Universidade Federal de Uberlândia

Doutoranda em Educação (UFU); mestre em Ciências Sociais (UFU, 2018); Analista Pedagógica na Prefeitura de Uberlândia (UFU).

Ariane Dias Borges , Universidade Federal de Uberlândia

Graduada em História pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro; aluna especial do mestrado em Educação da Universidade Federal de Uberlândia.

Isadora Araújo Menezes, Universidade Federal de Uberlândia

Graduada em Ciências Sociais e mestranda em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia.

Palloma Victoria Nunes e Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Graduada em Pedagogia e mestranda em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia.

Sauloéber Tarsio de Souza, Universidade Federal de Uberlândia

Graduado e Mestre em História (Unesp-Franca), Doutor em Educação (Unicamp) e Pós-doutorado em História (UNIFESP).

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Publicado

2021-08-13

Edição

Seção

Artigos