O discurso hegemônico sobre o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na educação nas vozes de professores de Sociologia de Marabá/PA
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2021.v22n2.p9Palavras-chave:
Discurso hegemônico, Educação Básica, Tecnologias Digitais de Informação e ComunicaçãoResumo
A educação tem se constituído um espaço fértil à disseminação do discurso hegemônico, objetivando a evolução do ensino à lógica de mercado. Neste artigo, discutimos a composição da rede de práticas do Pacto pela Educação no Pará (PEP) e como o discurso hegemônico é incorporado aos processos educacionais e nas vozes dos professores de Sociologia em Marabá. Constituíram-se como métodos: análise bibliográfica e pesquisa de campo. A análise bibliográfica nos direcionou à Análise do Discurso Crítica (ADC), elaborada por Norman Fairclough. Os dados foram coletados mediante aplicação de survey junto a professores da disciplina de Sociologia nas escolas públicas de ensino médio. O resultado evidencia que os enunciados dos professores reproduzem a associação entre as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e aprendizagem, tal qual são produzidos na rede de práticas, estando materializados nos marcos regulatórios da política educacional.
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