O tratamento dos objetos virtuais de aprendizagem como recursos informacionais na criação, uso e recuperação da informação
DOI:
https://doi.org/10.36311/1981-1640.2018.v12n3.05.p41Palavras-chave:
OVA, Recurso Informacional, Recuperação da Informação, Organização e Representação, da Informação, Uso, ReusoResumo
O conceito de OVA se aproxima do conceito de recursos informacionais, sendo descrito como fontes capazes de suprir as demandas de informação de um individuo ou de uma coletividade nas mais variadas áreas do conhecimento, recorrendo a formatos e suportes diferenciados. A informação cientifica, informação tecnológica, informação cientifica e tecnológica e a comunicação cientifica são classificados como recursos informacionais. A Organização e Representação da Informação utiliza dos conceitos e instrumentos e processos para o tratamento da informação, como: descrição, classificação, indexação, armazenamento e, posteriormente, a recuperação dessa informação que, se executada de forma coerente, pode gerar a produção de conhecimento. A criação de um OVA se caracteriza como um processo que necessita destes processos para ser estruturado e para que suas informações sejam recuperadas. Neste sentido, o objetivo deste artigo é discutir o OVA como um elemento que, tendo todas as características descritas, pode ser incluído nas discussões referentes à metadados e aos processos de recuperação da informação por sua característica de recurso informacional. Considera-se que o OVA possui importância significativa quando percebido no âmbito da Organização e Representação da Informação por ser um recurso informacional utilizado na organização e na recuperação de informações para a construção de material didático, no entanto, ainda necessita de maiores incursões teóricas que elucidem as perspectivas possíveis de discussão.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo os autores mantêm os direitos autorais do mesmo, cedendo ao Brazilian Journal of Information Science plenos direitos para publicação do referido texto.
O (s) autor (es) concorda(m) que o artigo, se aceito editorialmente para publicação, deve ser licenciado sob a licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International (CC BY-SA 4.0) (http://creativecommons.org/licenses/by-sa /4.0) Os leitores / usuários são livres para: - Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato - Adaptar - remixar, transformar e desenvolver o material para qualquer finalidade, mesmo comercialmente. O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença. Sob os seguintes termos: - Atribuição - Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso. - ShareAlike - Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, deverá distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original. Sem restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas a fazer o que a licença permitir. Avisos: - Você não precisa cumprir a licença para elementos do material em domínio público ou nos casos em que seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável. - Não há garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.
Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License