O tratamento dos objetos virtuais de aprendizagem como recursos informacionais na criação, uso e recuperação da informação

Authors

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2018.v12n3.05.p41

Keywords:

OVA, Recurso Informacional, Recuperação da Informação, Organização e Representação, da Informação, Uso, Reuso

Abstract

O conceito de OVA se aproxima do conceito de recursos informacionais, sendo descrito como fontes capazes de suprir as demandas de informação de um individuo ou de uma coletividade nas mais variadas áreas do conhecimento, recorrendo a formatos e suportes diferenciados. A informação cientifica, informação tecnológica, informação cientifica e tecnológica e a comunicação cientifica são classificados como recursos informacionais. A Organização e Representação da Informação utiliza dos conceitos e instrumentos e processos para o tratamento da informação, como: descrição, classificação, indexação, armazenamento e, posteriormente, a recuperação dessa informação que, se executada de forma coerente, pode gerar a produção de conhecimento. A criação de um OVA se caracteriza como um processo que necessita destes processos para ser estruturado e para que suas informações sejam recuperadas. Neste sentido, o objetivo deste artigo é discutir o OVA como um elemento que, tendo todas as características descritas, pode ser incluído nas discussões referentes à metadados e aos processos de recuperação da informação por sua característica de recurso informacional. Considera-se que o OVA possui importância significativa quando percebido no âmbito da Organização e Representação da Informação por ser um recurso informacional utilizado na organização e na recuperação de informações para a construção de material didático, no entanto, ainda necessita de maiores incursões teóricas que elucidem as perspectivas possíveis de discussão.

Downloads

Download data is not yet available.

References

.

Published

2018-10-01

Issue

Section

Papers

How to Cite

Perfetto, Fabio Viana, and Ana Cristina de Albuquerque. “O Tratamento Dos Objetos Virtuais De Aprendizagem Como Recursos Informacionais Na criação, Uso E recuperação Da informação”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 12, no. 3, Oct. 2018, p. 41 ao 48, https://doi.org/10.36311/1981-1640.2018.v12n3.05.p41.

Most read articles by the same author(s)