Análise do conhecimento teórico-metodológico da preservação digital sob a ótica da OAIS, SAAI, ISO 14721 e NBR 15472
DOI:
https://doi.org/10.36311/1981-1640.2017.v11n4.11.p73Palavras-chave:
Arquivologia, OAIS, Informação, Preservação DigitalResumo
Este artigo visa aprofundar o conhecimento teórico-metodológico sobre o Open Archival Information System (OAIS) ou Sistema Aberto para Arquivamento de Informação (SAAI), a ISO 14721 e NBR 15472, sob a ótica da Arquivologia. Para isso, são abordados elementos da Resolução Conarq nº 39, de 29 de abril de 2014, conjuntamente ao modelo OAIS, definindo um conjunto mínimo de responsabilidades para um Arquivo ser chamado de Arquivo OAIS ou de Repositório Arquivístico Digital Confiável (RDC-Arq). O OAIS ou SAAI é um modelo conceitual para organização de sistemas e pessoas voltado a preservação e acesso de documentos em longo prazo, podendo abranger também outras áreas da Ciências da Informação, como a Biblioteconomia e a Museologia. Parece claro afirmar que na Arquivologia a utilização do OAIS é consenso para a manutenção de documentos digitais a longo prazo. Portanto, a sua ampliação pode servir para promover a interoperabilidade entre bibliotecas, arquivos, museus e demais instituições que trabalham com informação digital. Por outro lado, as instituições carecem de projetos teóricos e práticos de preservação digital, provavelmente pela falta de profissionais capacitados para atuar na área. Por fim, é preciso investir em formações curriculares voltados à preservação da informação digital para além dos ambientes de arquivo.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo os autores mantêm os direitos autorais do mesmo, cedendo ao Brazilian Journal of Information Science plenos direitos para publicação do referido texto.
O (s) autor (es) concorda(m) que o artigo, se aceito editorialmente para publicação, deve ser licenciado sob a licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International (CC BY-SA 4.0) (http://creativecommons.org/licenses/by-sa /4.0) Os leitores / usuários são livres para: - Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato - Adaptar - remixar, transformar e desenvolver o material para qualquer finalidade, mesmo comercialmente. O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença. Sob os seguintes termos: - Atribuição - Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso. - ShareAlike - Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, deverá distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original. Sem restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas a fazer o que a licença permitir. Avisos: - Você não precisa cumprir a licença para elementos do material em domínio público ou nos casos em que seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável. - Não há garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.
Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License