Produção científica brasileira

caminhos norteadores para instituições de fomento a pesquisa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2018.v12n1.05.p46

Palavras-chave:

Produção científica, Ciência da Informação, Arquitetura da Informação.

Resumo

A pesquisa em questão possui como objetivo geral propor um modelo de arquitetura da informação de forma que possa quantificar a produção científica brasileira. Para a produção desse artigo, foram utilizadas como aporte teórico autores que conceituam a pesquisa científica, tais como os processos que envolvem uma publicação. Além disso, os conceitos de Arquitetura da Informação e Ciência da Informação foram fundamentais para apresentar a proposta de fluxo da informação, desde a solicitação do ISSN e ISBN até a atualização do currículo Lattes. Também foi realizado um levantamento dos números de publicações científicas geral e por área dos periódicos cadastrados na base de dados SUCUPIRA. Tal estudo foi fundamental para responder parte do problema da pesquisa que está relacionado ao quantitativo de publicações pelos pesquisadores brasileiros. Dentre alguns dos resultados esperados, pôde-se perceber que existe uma variação representativa entre o quantitativo de periódicos cadastrados na base de dados Sucupira. Essa variação de periódicos, por área e por classificação, não permite quantificar a produção dos pesquisadores. Como proposta para solução, foi elaborado uma proposta de modelo de Arquitetura da Informação que interfere diretamente no fluxo da informação com relação a produção científica brasileira. Essa mudança, permitirá por exemplo que as instituições de fomento possam elaborar editais específicos de bolsas para áreas de pesquisa que necessitam de incentivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcos de Souza, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando em Gestão e Organização do Conhecimento pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, possui pós graduação Stricto Sensu nível de mestrado em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual Norte Fluminense - UENF; Pós graduação Lato Sensu em: Informática na Educação pelo Instituto Federal do Espírito Santo - IFES; Docência do Ensino Superior pelo Centro Universitário São Camilo - Espírito Santo - CeUSC; Desenvolvimento de Aplicação para WEB pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora - CESJF; Graduado em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário São Camilo - Espírito Santo - CeUSC.

Referências

.

Downloads

Publicado

2018-05-14

Como Citar

Souza, M. de. “Produção científica Brasileira: Caminhos Norteadores Para instituições De Fomento a Pesquisa”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 12, nº 1, maio de 2018, doi:10.36311/1981-1640.2018.v12n1.05.p46.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.