Ambientes e fluxos de informação em contextos empresariais
o caso do setor cárnico de Salamanca/Espanha
DOI:
https://doi.org/10.36311/1981-1640.2013.v7esp.17.p299Palavras-chave:
Ambientes Informacionais, Fluxos de Informação, Gestão da Informação, Gestão Documental, Gestão do Conhecimento, Contextos Empresariais.Resumo
Os ambientes organizacionais são relacionados aos níveis hierárquicos existentes em uma determinada organização, e influem tanto na origem quanto na manutenção e/ou extinção de fluxos formais e informais. Os ambientes informacionais são resultantes dos ambientes organizacionais, cujo enfoque é a informação e o conhecimento. Os fluxos de informação se constituem em elemento fundamental dos ambientes informacionais, de tal forma que não há ambiente informacional sem haver fluxos de informação. Os fluxos informacionais são reflexos naturais dos ambientes ao qual pertencem tanto em relação ao conteúdo quanto em relação à forma que ocorre. Esta pesquisa de natureza quali-quantitativa foi desenvolvida em três etapas, de modo a permitir a compreensão dos fenômenos relacionados aos ambientes e fluxos de informação e conhecimento que ocorrem nas indústrias do setor cárnico da Província de Salamanca, Espanha. Utilizou-se o método ‘Análise de Conteúdo’ de Laurence Bardin, mais especificamente a técnica ‘Análise Categorial’ para a análise dos dados. Como procedimento de coleta de dados realizou-se uma pesquisa de campo, aplicando-se um questionário em uma amostra intencional do segmento de indústrias cárnicas da Província de Salamanca, Espanha, mais especificamente as indústrias cadastradas na Cámara Oficial de Comercio e Industria de Salamanca. A partir da tabulação e análise dos dados coletados, infere-se que os ambientes e fluxos de informação são relevantes para o desenvolvimento do negócio dessas empresas, bem como se evidenciou a necessidade de se implementar a gestão da informação e do conhecimento, de modo a garantir a qualidade dos processos organizacionais, a produtividade da cadeia industrial, bem como a competitividade das empresas para ocupar mercados potenciais.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo os autores mantêm os direitos autorais do mesmo, cedendo ao Brazilian Journal of Information Science plenos direitos para publicação do referido texto.
O (s) autor (es) concorda(m) que o artigo, se aceito editorialmente para publicação, deve ser licenciado sob a licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International (CC BY-SA 4.0) (http://creativecommons.org/licenses/by-sa /4.0) Os leitores / usuários são livres para: - Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato - Adaptar - remixar, transformar e desenvolver o material para qualquer finalidade, mesmo comercialmente. O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença. Sob os seguintes termos: - Atribuição - Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso. - ShareAlike - Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, deverá distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original. Sem restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas a fazer o que a licença permitir. Avisos: - Você não precisa cumprir a licença para elementos do material em domínio público ou nos casos em que seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável. - Não há garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.
Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License