Ambientes e fluxos de informação em contextos empresariais

o caso do setor cárnico de Salamanca/Espanha

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2013.v7esp.17.p299

Palavras-chave:

Ambientes Informacionais, Fluxos de Informação, Gestão da Informação, Gestão Documental, Gestão do Conhecimento, Contextos Empresariais.

Resumo

Os ambientes organizacionais são relacionados aos níveis hierárquicos existentes em uma determinada organização, e influem tanto na origem quanto na manutenção e/ou extinção de fluxos formais e informais. Os ambientes informacionais são resultantes dos ambientes organizacionais, cujo enfoque é a informação e o conhecimento. Os fluxos de informação se constituem em elemento fundamental dos ambientes informacionais, de tal forma que não há ambiente informacional sem haver fluxos de informação. Os fluxos informacionais são reflexos naturais dos ambientes ao qual pertencem tanto em relação ao conteúdo quanto em relação à forma que ocorre. Esta pesquisa de natureza quali-quantitativa foi desenvolvida em três etapas, de modo a permitir a compreensão dos fenômenos relacionados aos ambientes e fluxos de informação e conhecimento que ocorrem nas indústrias do setor cárnico da Província de Salamanca, Espanha. Utilizou-se o método ‘Análise de Conteúdo’ de Laurence Bardin, mais especificamente a técnica ‘Análise Categorial’ para a análise dos dados. Como procedimento de coleta de dados realizou-se uma pesquisa de campo, aplicando-se um questionário em uma amostra intencional do segmento de indústrias cárnicas da Província de Salamanca, Espanha, mais especificamente as indústrias cadastradas na Cámara Oficial de Comercio e Industria de Salamanca. A partir da tabulação e análise dos dados coletados, infere-se que os ambientes e fluxos de informação são relevantes para o desenvolvimento do negócio dessas empresas, bem como se evidenciou a necessidade de se implementar a gestão da informação e do conhecimento, de modo a garantir a qualidade dos processos organizacionais, a produtividade da cadeia industrial, bem como a competitividade das empresas para ocupar mercados potenciais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marta Lígia Pomim Valentim, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

    Professora pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP/Marília

Referências

.

Publicado

2013-07-28

Como Citar

Valentim, Marta Lígia Pomim. “Ambientes E Fluxos De informação Em Contextos Empresariais: O Caso Do Setor cárnico De Salamanca Espanha”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 7, julho de 2013, https://doi.org/10.36311/1981-1640.2013.v7esp.17.p299.