Os Lugares de Memória na Produção Científica da Ciência da Informação
DOI:
https://doi.org/10.36311/1981-1640.2023.v17.e023030Palavras-chave:
Ciência da Informação, Memória, Documento, Lugar Digital de MemóriaResumo
Lugares de memória são espaços destinados para a manutenção e preservação das informações objeto daquele local. Um lugar digital de memória, além de preservá-la, oportuniza o acesso, de qualquer lugar, em qualquer tempo. A Ciência da Informação auxilia esses lugares na organização, armazenamento, recuperação, transmissão e utilização da informação, identificando-a como área interdisciplinar. O objetivo dessa pesquisa foi identificar a produção científica em torno do objeto lugar de memória e a sua relação com a Ciência da Informação, motivados principalmente pela hipótese de uma baixa produção em torno do assunto mesmo com uma consistência teórica da Ciência da Informação e suas correntes de pensamento. Para o alcance do objetivo, foram realizadas pesquisas por meio de buscas com combinação de palavras, nos idiomas português, inglês e espanhol, nas bases: BRAPCI, SCOPUS, SciELO e BDTD, tendo como requisito o texto completo. A partir dos resultados encontrados, foram selecionados 24 artigos de periódicos e 14 dissertações de mestrado e três teses de doutorado. A leitura dos artigos selecionados nos levou a concluir que há a preocupação dos autores com o tratamento dado à informação, seja com sua guarda, preservação ou disseminação; a interdisciplinaridade com áreas como memória; e o quanto as tecnologias da informação podem contribuir para criação de espaços digitais de memória para além de preservá-la, também a informação contida nos documentos.
Downloads
Referências
Araújo, Carlos Alberto Ávila. Arquivologia, biblioteconomia, museologia e ciência da informação: o diálogo possível. Briquet de Lemos, 2014.
Araújo, Carlos Alberto Ávila. “O conceito de informação na ciência da informação”. Informação & Sociedade: Estudos, vol. 20, no. 3, 2010, pp. 95-105, https://brapci.inf.br/index.php/res/v/92189. Acessado 24 jan. 2023.
Borko, Harold. “Ciência da informação: o que é isto?”. American Documentation, vol. 19, no. 1, Jan. 1968, pp. 3-5, https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2532327/mod_resource/content/1/Oque%C3%A9CI.pdf. Acessado 27 jan. 2023.
Camargo, Célia Reis. “Os centros de documentação das universidades: tendências e perspectivas”. Arquivos, patrimônio e memória: trajetórias e perspectivas. Org. por Zélia Lopes da Silva. UNESP, 1999. pp. 49-63.
Capurro, Rafael. “Epistemologia e ciência da informação”. Anais do 5º Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação: Belo Horizonte, ECI, 10 nov. 2003, http://www.capurro.de/enancib_p.htm. Acessado 06 fev. 2023.
Dodebei, Vera. “Cultura digital: novo sentido e significado de documento para a memória social?” DataGramaZero, vol. 12, no. 2, 2011, https://www.brapci.inf.br/index.php/res/v/7335. Acessado 28 fev. 2023.
Fachin, Odília. Fundamentos de metodologia. 5. ed. rev. e atual. Saraiva, 2006.
Gavron, Edson Mário. Modelo de contratação de periódicos eletrônicos para bibliotecas universitárias 2019. Universidade do Estado de Santa Catarina, Dissertação de Mestrado.
Le Goff, Jacques. História e memória. UNICAMP, 2003.
Martins, Dalton Lopes, e Dias, Calíope Víctor Spíndola de Miranda. “Acervos digitais: perspectivas, desafios e oportunidades para as instituições de memória do Brasil”. Panorama Setorial da Internet, no. 3, ano 11, Set. 2019, pp. 1-16, https://cetic.br/media/docs/publicacoes/1/18151020190930-ano-xi-n-3-acervos-digitais.pdf. Acessado 27 jan. 2023.
Nora, Pierre. “Entre memória e história: a problemática dos lugares”. Projeto História, vol. 10, 1993, pp. 07-28, https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/12101. Acessado 25 jan. 2023.
Pinheiro, Lena Vania Ribeiro. “Lei de Bradford: uma reformulação conceitual”. Ciência da Informação, vol. 12, no. 2, Jul./Dez. 1983, pp. 59-80, https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/185/185. Acessado 20 jan. 2023.
Pinheiro, Lena Vania Ribeiro, e Ferrez, Helena Dodd. Tesauro brasileiro de ciência da informação. IBICT, 2014, http://sitehistorico.ibict.br/publicacoes-e-institucionais/tesauro-brasileiro-de-ciencia-da-informacao-1/copy_of_TESAUROCOMPLETOFINALCOMCAPA24102014.pdf. Acessado 25 jan. 2023.
Prodanov, Cleber Cristiano, e Freitas, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. FEEVALE, 2013.
Ricoeur, Paul. A memória, a história, o esquecimento. UNICAMP, 2007.
Siebra, Sandra De Albuquerque, e Borba, Vildeane da Rocha. Preservação digital e suas facetas. Pedro & João, 2021, https://pedroejoaoeditores.com.br/site/preservacao-digital-e-suas-facetas/. Acessado 25 jan. 2023.
Silveira, Fabrício José Nascimento da. Biblioteca como lugar de práticas culturais: uma discussão a partir dos currículos de Biblioteconomia no Brasil, 2007, https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECID-79CMVL/1/mestrado___fabr_cio_jos__nascimento_da_silveira.pdf. Universidade Federal de Minas Gerais, Dissertação de Mestrado. Acessado 19 fev. 2023.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Elisiane Mafezolli, Jorge Moisés Kroll do Prado
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-sa/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Ao submeter um artigo os autores mantêm os direitos autorais do mesmo, cedendo ao Brazilian Journal of Information Science plenos direitos para publicação do referido texto.
O (s) autor (es) concorda(m) que o artigo, se aceito editorialmente para publicação, deve ser licenciado sob a licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International (CC BY-SA 4.0) (http://creativecommons.org/licenses/by-sa /4.0) Os leitores / usuários são livres para: - Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato - Adaptar - remixar, transformar e desenvolver o material para qualquer finalidade, mesmo comercialmente. O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença. Sob os seguintes termos: - Atribuição - Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso. - ShareAlike - Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, deverá distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original. Sem restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas a fazer o que a licença permitir. Avisos: - Você não precisa cumprir a licença para elementos do material em domínio público ou nos casos em que seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável. - Não há garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.
Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License