Aplicação de indicadores web aos sites acadêmicos Latino-Americanos em Ciências Sociais
DOI:
https://doi.org/10.36311/1981-1640.2007.v1n2.03.p22Palabras clave:
Estudos Métricos da Informação, Webometria, Cibermetria, Indicadores Webométricos, Visibilidade, Luminosidade, Densidade da Rede, Sites Acadêmicos Latino-Americanos em Ciências SociaisResumen
Procura-se realizar uma análise webométrica dos sites acadêmicos latino-americanos da área de Ciências Sociais por meio de três indicadores: visibilidade, luminosidade e densidade da rede. Para realizar tal análise lançou-se mão do webmining, método que consiste na utilização de ferramentas adequadas para a extração de informações da Web. Para a mensuração da visibilidade dos sites optou-se pela busca avançada do motor Alta Vista, para contabilizar a luminosidade lançou-se mão do programa mapeador Link Xenu Steuth e para o cálculo da densidade da rede foram utilizados os programas Excel, Ucinet5 e NetDraw, que permitiram contabilizar os links, construir matrizes e visualizar as conexões das redes nacionais e internacionais. Os resultados obtidos com a pesquisa mostram que dos 174 sites analisados, os que aparecem nos primeiros lugares em relação à visibilidade (os mais apontados ou citados) são os brasileiros, aqueles que exibem as primeiras colocações em luminosidade (os que mais apontam ou citam) são os mexicanos e o país que demonstrou ter a maior densidade da rede (maior número de conexões entre os seus sites) foi o Peru. Por último, verificou-se, ainda, que o site que mais se conecta com sites de outros países é o da Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales de México (FLACSO-MX).
Descargas
Referencias
html>. Acesso em: 10 maio 2004.
________; FORESTA, D. Webometry: chronotopography of the World Wide Web. 1996. Disponível em: <http://www.ralph-abraham.org/articles/MS%2389.Web3/ webometry.html>. Acesso em: 24 jun. 2004.
AGUILLO, I. F. (Coord.). Factor de impacto y visibilidad de 4.000 sedes web universitarias españolas. Madrid: CINDOC, InternetLab, 2005. Disponível em: <http://www.cindoc.csic.es/estudios_ea2004_0020_informe.doc>. Acesso em: 15 mar. 2006.
________. Posicionamiento en el web del sector académico iberoamericano. Interciencia, Caracas, v.30, n.12, dic. 2005a. Disponível em: <http://www.scielo.org.ve/scielo.php? pid=S0378-18442005001200003&script=sci_arttext>. Acesso em: 25 maio 2006.
________. Cibermetría: la métrica de la Web. In: SEMINÁRIO BUSQUEDA: DEL ARCHIVO A LA RED. Madrid: Residencia de Estudiantes Fundación Francisco Giner de los Ríos, 2003. Disponível em: <http://www.archivovirtual.org/seminario/ busqueda.htm>. Acesso em: 25 maio 2006.
ALMIND, T. C.; INGWERSEN, P. Informetric analyses on the world wide
web: methodological approaches to ‘Webometrics’. Journal of Documentation, v.53, n.4, p.404-426, 1997.
ARROYO, N.; PAREJA, V. M. Metodología para la obtención de datos con fines cibermétricos. In: TALLER DE INDICADORES BIBLIOMÉTRICOS. PROCEEDINGS III. Anais... Madrid, 2003. Disponível em:<http://www.ricyt.edu.ar/interior/ normalizacion/III_bib/Pareja.pdf>. Acesso em: 15 mar. 2006.
BJÖRNEBORN, L. Small-world structures across an academie web space: a library and information science approach. PhD dissertation. Copenhagen, DK: Department of Informations Studies, Royal School of Library and Information Science, 2004. 399p.
EICSTES Project. European Indicators, Cyberspace and the Science Technology Economy System. 2002. Disponível em: <http://www.eicstes.org/index.htm>. Acesso em: 25 maio 2006.
INGWERSEN, P.; CHRISTENSEN, F. H. Data set isolation for bibliometric online
analyses or research publications: fundamental methodological issues. Journal of the American Society for Information Science, v.48, n.3, p.205-217, 1997.
SMITH, A. Web links as analogues if citations. Information Research, v.9,
n.4, jul. 2004.
VANTI, N. Da Bibliometria à Webometria: uma exploração conceitual dos mecanismos utilizados para medir o registro da informação e a difusão do conhecimento. Ciência da Informação, Brasília, v.31, n.2, p.152-162, 2002.
VANTI, N. Os links e os estudos webométricos. Ciência da Informação, Brasília, v.34, n.1, p.78-88, 2005.
VANTI, N. Links hipertextuais na comunicação científica: análise webométrica dos sites acadêmicos latino-americanos em Ciências Sociais. Porto Alegre: UFRGS, 2007. 299f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Al someter un artículo, los autores conservan los derechos de autor del artículo, otorgando todos los derechos para el Brazilian Journal of Information Science: research trends para publicar el texto.
El(los) autor(es) acuerdan que el artículo, si se acepta editorialmente para su publicación, tendrá licencia bajo Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International (CC BY-SA 4.0) (http://creativecommons.org/licenses/by-sa /4.0).
Los lectores/usuarios son libres para:
- Compartir - copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato.
- Adaptar - remezclar, transformar y construir sobre el material para cualquier propósito, incluso comercialmente.
El licenciante no puede revocar estas libertades mientras siga los términos de la licencia. Bajo los siguientes términos:
- Atribución: debe otorgar el crédito apropiado, proporcionar un enlace a la licencia e indicar si se realizaron cambios. Puede hacerlo de manera razonable, pero de ninguna manera que sugiera que el licenciante lo respalda en su uso.
Compartir igual: si remezcla, transforma o desarrolla el material, debe distribuir sus contribuciones bajo la misma licencia que el original.
Sin restricciones adicionales: no puede aplicar términos legales o medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otros de hacer cualquier cosa que la licencia permita.
Avisos:
- No tiene que cumplir con la licencia para elementos del material de dominio público o cuando su uso esté permitido por una excepción o limitación aplicable.
- No se otorgan garantías. Es posible que la licencia no le otorgue todos los permisos necesarios para su uso previsto. Por ejemplo, otros derechos como publicidad, privacidad o derechos morales pueden limitar la forma en que usa el material.
Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License