Application of web indicators to Latin American academic sites in Social Sciences
DOI:
https://doi.org/10.36311/1981-1640.2007.v1n2.03.p22Keywords:
Estudos Métricos da Informação, Webometria, Cibermetria, Indicadores Webométricos, Visibilidade, Luminosidade, Densidade da Rede, Sites Acadêmicos Latino-Americanos em Ciências SociaisAbstract
Procura-se realizar uma análise webométrica dos sites acadêmicos latino-americanos da área de Ciências Sociais por meio de três indicadores: visibilidade, luminosidade e densidade da rede. Para realizar tal análise lançou-se mão do webmining, método que consiste na utilização de ferramentas adequadas para a extração de informações da Web. Para a mensuração da visibilidade dos sites optou-se pela busca avançada do motor Alta Vista, para contabilizar a luminosidade lançou-se mão do programa mapeador Link Xenu Steuth e para o cálculo da densidade da rede foram utilizados os programas Excel, Ucinet5 e NetDraw, que permitiram contabilizar os links, construir matrizes e visualizar as conexões das redes nacionais e internacionais. Os resultados obtidos com a pesquisa mostram que dos 174 sites analisados, os que aparecem nos primeiros lugares em relação à visibilidade (os mais apontados ou citados) são os brasileiros, aqueles que exibem as primeiras colocações em luminosidade (os que mais apontam ou citam) são os mexicanos e o país que demonstrou ter a maior densidade da rede (maior número de conexões entre os seus sites) foi o Peru. Por último, verificou-se, ainda, que o site que mais se conecta com sites de outros países é o da Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales de México (FLACSO-MX).
Downloads
References
html>. Acesso em: 10 maio 2004.
________; FORESTA, D. Webometry: chronotopography of the World Wide Web. 1996. Disponível em: <http://www.ralph-abraham.org/articles/MS%2389.Web3/ webometry.html>. Acesso em: 24 jun. 2004.
AGUILLO, I. F. (Coord.). Factor de impacto y visibilidad de 4.000 sedes web universitarias españolas. Madrid: CINDOC, InternetLab, 2005. Disponível em: <http://www.cindoc.csic.es/estudios_ea2004_0020_informe.doc>. Acesso em: 15 mar. 2006.
________. Posicionamiento en el web del sector académico iberoamericano. Interciencia, Caracas, v.30, n.12, dic. 2005a. Disponível em: <http://www.scielo.org.ve/scielo.php? pid=S0378-18442005001200003&script=sci_arttext>. Acesso em: 25 maio 2006.
________. Cibermetría: la métrica de la Web. In: SEMINÁRIO BUSQUEDA: DEL ARCHIVO A LA RED. Madrid: Residencia de Estudiantes Fundación Francisco Giner de los Ríos, 2003. Disponível em: <http://www.archivovirtual.org/seminario/ busqueda.htm>. Acesso em: 25 maio 2006.
ALMIND, T. C.; INGWERSEN, P. Informetric analyses on the world wide
web: methodological approaches to ‘Webometrics’. Journal of Documentation, v.53, n.4, p.404-426, 1997.
ARROYO, N.; PAREJA, V. M. Metodología para la obtención de datos con fines cibermétricos. In: TALLER DE INDICADORES BIBLIOMÉTRICOS. PROCEEDINGS III. Anais... Madrid, 2003. Disponível em:<http://www.ricyt.edu.ar/interior/ normalizacion/III_bib/Pareja.pdf>. Acesso em: 15 mar. 2006.
BJÖRNEBORN, L. Small-world structures across an academie web space: a library and information science approach. PhD dissertation. Copenhagen, DK: Department of Informations Studies, Royal School of Library and Information Science, 2004. 399p.
EICSTES Project. European Indicators, Cyberspace and the Science Technology Economy System. 2002. Disponível em: <http://www.eicstes.org/index.htm>. Acesso em: 25 maio 2006.
INGWERSEN, P.; CHRISTENSEN, F. H. Data set isolation for bibliometric online
analyses or research publications: fundamental methodological issues. Journal of the American Society for Information Science, v.48, n.3, p.205-217, 1997.
SMITH, A. Web links as analogues if citations. Information Research, v.9,
n.4, jul. 2004.
VANTI, N. Da Bibliometria à Webometria: uma exploração conceitual dos mecanismos utilizados para medir o registro da informação e a difusão do conhecimento. Ciência da Informação, Brasília, v.31, n.2, p.152-162, 2002.
VANTI, N. Os links e os estudos webométricos. Ciência da Informação, Brasília, v.34, n.1, p.78-88, 2005.
VANTI, N. Links hipertextuais na comunicação científica: análise webométrica dos sites acadêmicos latino-americanos em Ciências Sociais. Porto Alegre: UFRGS, 2007. 299f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
Downloads
Published
Issue
Section
License
When submitting an article, the authors retain the copyright of the article, giving full rights to the Brazilian Journal of Information Science to publish the text.
The author(s) agree that the article, if editorially accepted for publication, shall be licensed under the Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International (CC BY-SA 4.0) license (http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0) Readers/users are free to: - Share — copy and redistribute the material in any medium or format - Adapt — remix, transform, and build upon the material for any purpose, even commercially. The licensor cannot revoke these freedoms as long as you follow the license terms. Under the following terms: - Attribution — You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes were made. You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use. - ShareAlike — If you remix, transform, or build upon the material, you must distribute your contributions under the same license as the original. No additional restrictions — You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything the license permits. Notices: - You do not have to comply with the license for elements of the material in the public domain or where your use is permitted by an applicable exception or limitation. - No warranties are given. The license may not give you all of the permissions necessary for your intended use. For example, other rights such as publicity, privacy, or moral rights may limit how you use the material.
Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.