Qualidade, organização museológica e extensão universitária
avaliação pluralizada pelo o aporte teórico-metodológico Servqual
DOI:
https://doi.org/10.36311/1981-1640.2018.v12n4.03.p11Palabras clave:
Estudo de usuário, Serviço comunitário de informação, Servqual, Dimensões da qualidade, Usuários de museus, AvaliaçãoResumen
O presente trabalho investiga as percepções e expectativas dos visitantes sobre os serviços ofertados no Museu de Ciências da Vida (MCV) da Universidade Federal do Espírito Santo. Apresenta um estudo exploratório, descritivo, de abordagem quantitativa, visando diagnosticar as dimensões da qualidade: Confiabilidade, Empatia, Garantia, Receptividade e Tangibi-lidade. A metodologia emprega uma pesquisa de caráter descritivo de natureza quantitativa, caracterizando-se como um levantamento do tipo survey. Os resultados indicam a validade e consistência da abordagem, evidência que os entrevistados salientam positivamente a dimensão tangibilidade e há um grau relativamente pequeno de insatisfação em relação às outras quatro dimensões. Conclui-se que a métrica Servqual é adequada apurar a qualidade em espaços de educação não formal e, especificamente no plano museológico pauta possí-veis melhorias no processo de desenvolvimento de serviços.
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