Eye Tracking em User Experience
o que os seus olhos revelam
DOI:
https://doi.org/10.36311/1981-1640.2016.v10n3.13.p112Palabras clave:
Google, Páginas de Resultados de Ferramentas de Busca, Eye Tracking, Rich Snippet, User ExperienceResumen
As Tecnologias de Informação e Comunicação e a Internet têm modificado a maneira como as pessoas acessam informação. Nesse contexto, as ferramentas de busca exercem um papel fundamental na recuperação da informação. O Google, por exemplo, é a ferramenta de busca que possui o maior número de acessos e, para muitos usuários, tem sido considerado a porta de entrada na Internet. Isso evidencia a importância que a sua interface pode ter sobre o comportamento informacional das pessoas que o utilizam e tem sido objeto de estudos em User Experience. Nos últimos anos novos elementos visuais, como o rich snippet, foram inseridos nas páginas de resultados do Google o que pode criar condições para mudanças no com-portamento dos usuários. Neste trabalho apresentamos características da tecnologia de eye tracking, a qual é composta por um conjunto sofisticado de equipamentos que possibilita o rastreamento ocular, permitindo ser utilizada em testes de User Experience. Utilizando a tecnologia de eye tracking realizamos uma investigação experimental para verificar se as estrelas de avaliação contidas no elemento rich snippet influenciavam na tomada de decisão dos usuários. Os resultados dos testes mostram que os usuários parecem confiar nas informações apre-sentadas nesse elemento, já que 100% dos cliques ocorreram sobre os resultados que continham rich snippet com estrelas de avaliação. Foi possível observar que houve uma influência no comportamento dos participantes quanto à escolha do melhor link, evidenciando a importância da interface do Google no processo decisório de seus usuários.
Descargas
Referencias
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Al someter un artículo, los autores conservan los derechos de autor del artículo, otorgando todos los derechos para el Brazilian Journal of Information Science: research trends para publicar el texto.
El(los) autor(es) acuerdan que el artículo, si se acepta editorialmente para su publicación, tendrá licencia bajo Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International (CC BY-SA 4.0) (http://creativecommons.org/licenses/by-sa /4.0).
Los lectores/usuarios son libres para:
- Compartir - copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato.
- Adaptar - remezclar, transformar y construir sobre el material para cualquier propósito, incluso comercialmente.
El licenciante no puede revocar estas libertades mientras siga los términos de la licencia. Bajo los siguientes términos:
- Atribución: debe otorgar el crédito apropiado, proporcionar un enlace a la licencia e indicar si se realizaron cambios. Puede hacerlo de manera razonable, pero de ninguna manera que sugiera que el licenciante lo respalda en su uso.
Compartir igual: si remezcla, transforma o desarrolla el material, debe distribuir sus contribuciones bajo la misma licencia que el original.
Sin restricciones adicionales: no puede aplicar términos legales o medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otros de hacer cualquier cosa que la licencia permita.
Avisos:
- No tiene que cumplir con la licencia para elementos del material de dominio público o cuando su uso esté permitido por una excepción o limitación aplicable.
- No se otorgan garantías. Es posible que la licencia no le otorgue todos los permisos necesarios para su uso previsto. Por ejemplo, otros derechos como publicidad, privacidad o derechos morales pueden limitar la forma en que usa el material.
Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License