A competência em informação como um fator relevante para a organização do conhecimento
inter-relação entre padrões Belluzo e as categorias das taxonomias de Bloom na organização do conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.36311/1981-1640.2016.v10n3.12.p100Palabras clave:
Organização do Conhecimento, Competência em Informação, Taxonomia de Bloom, Competência do Profissional da In-formaçãoResumen
O presente artigo tem objetivo compreender a competência em informação como um fator importante no processo de organização do conhecimento. Os procedimentos metodoló-gicos são desenvolvidos a partir de uma revisão de literatura sobre Organização do Conhecimento e a Taxonomia de Blo-om, e também, sobre a Competência em Informação e Padrões Belluzzo para medir esta competência e realizar a inter-relação desses domínios. Esse trabalho é um tema importante para a ciência da informação, demonstrando a interdisciplinaridade entre a competência em informação e a organização do conhecimento, temas estudados, normalmente, de maneira isolada pela área da Ciência da Informação. Como discussão apresenta-se uma adaptação da Taxonomia de Bloom apli-cando-a ao profissional da informação, que objetiva o desen-volvimento cognitivo e é interpretada como um processo de organização do conhecimento, assim como sua inter-relação com os padrões Belluzzo que é utilizado para medir a compe-tência em informação. Por fim, conclui-se que essa inter-relação proposta demonstra que a competência em informação contribui com a atuação do profissional da informação no processo de organização e representação do conhecimento, proporcionando a capacidade de acessar, avaliar, usar, con-textualizar e flexibilizar os conhecimentos para melhor repre-sentar e organizar outros conhecimentos.
Descargas
Referencias
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Al someter un artículo, los autores conservan los derechos de autor del artículo, otorgando todos los derechos para el Brazilian Journal of Information Science: research trends para publicar el texto.
El(los) autor(es) acuerdan que el artículo, si se acepta editorialmente para su publicación, tendrá licencia bajo Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International (CC BY-SA 4.0) (http://creativecommons.org/licenses/by-sa /4.0).
Los lectores/usuarios son libres para:
- Compartir - copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato.
- Adaptar - remezclar, transformar y construir sobre el material para cualquier propósito, incluso comercialmente.
El licenciante no puede revocar estas libertades mientras siga los términos de la licencia. Bajo los siguientes términos:
- Atribución: debe otorgar el crédito apropiado, proporcionar un enlace a la licencia e indicar si se realizaron cambios. Puede hacerlo de manera razonable, pero de ninguna manera que sugiera que el licenciante lo respalda en su uso.
Compartir igual: si remezcla, transforma o desarrolla el material, debe distribuir sus contribuciones bajo la misma licencia que el original.
Sin restricciones adicionales: no puede aplicar términos legales o medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otros de hacer cualquier cosa que la licencia permita.
Avisos:
- No tiene que cumplir con la licencia para elementos del material de dominio público o cuando su uso esté permitido por una excepción o limitación aplicable.
- No se otorgan garantías. Es posible que la licencia no le otorgue todos los permisos necesarios para su uso previsto. Por ejemplo, otros derechos como publicidad, privacidad o derechos morales pueden limitar la forma en que usa el material.
Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License